26/04/2011 - Vereadores mobilizados por aeroporto na região
Parlamentares de diversos municípios do Vale do Sinos e da Região Metropolitana reuniram-se para ouvir as ideias do Grupo Sinos e debater o projeto de um novo aeroporto internacional para o Estado na manhã desta terça, 26, em Portão. Durante o encontro, foram apresentadas justificativas para o empreendimento e também um panorama de como deve ser o futuro terminal, que deve ser construído em uma área entre Portão e Nova Santa Rita.
O vereador Volnei Campagnoni (PCdoB), que esteve representando o legislativo hamburguense no evento, lembrou que a Câmara de Novo Hamburgo já possui uma comissão para debater o tema. "Não se pode questionar a localização, pois é privilegiada em termos de acessos rodoviários. A iniciativa é de fundamental importância para revitalizar o transporte aéreo de cargas no nosso estado", destacou. Também estiveram presentes vereadores de Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Estância Velha, Nova Santa Rita e São Leopoldo.
Frente parlamentar regional
O vereador João Pedro Gaspar dos Santos, de Portão, um dos proponentes da reunião parlamentar, disse que "é necessário formalizar uma frente parlamentar regional de apoio e acompanhamento ao projeto, com o objetivo de levar a iniciativa aos governos estadual e federal". O representante do Grupo Sinos, Miguel Schmitz, aplaudiu a ideia e salientou ser necessária a abertura da frente para que outros municípios se agreguem à causa.
O vereador Carlos Diogo Amorim, de Nova Santa Rita, comunicou aos presentes que já está ocorrendo muita especulação imobiliária no seu município. Já o vereador Airton Souza, de Canoas, agradeceu o Grupo Sinos pelo apoio às causas do Vale do Sinos.
Importância
Houve uma explicação do projeto e do potencial a ser explorado na Região Metropolitana, que compreende cerca de 40% da população e aproximadamente de 50% do PIB do Estado. Outro ponto destacado foi a saturação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que já opera acima de sua capacidade máxima anual e não possui área física viável para expansão dos terminais de passageiros e de cargas, assim como da pista de pousos e decolagens.
Saiba Mais
- O Aeroporto Internacional Vinte de Setembro conta com apoio de diversos municípios da Região. O projeto prevê que o parque aéreo ocupe uma área de 16km² e tenha, inicialmente, duas pistas separadas com possibilidade de pousos e decolagens simultâneas de aeronaves de grandes dimensões.
- A previsão é que o aeroporto fique pronto entre 5 e 10 anos e atenda às demandas de passageiros no Rio Grande do Sul por mais quarenta anos.
- A proposta de capacidade de transporte de passageiros inicial é de 15 milhões de passageiros, cerca de três vezes a capacidade do Aeroporto Salgado Filho. Existe previsão de que o aeroporto seja expandido, de forma a duplicar sua capacidade em 2040.
- Algumas das vantagens do aeroporto se estabelecer na região é que se trata de uma área extensa, praticamente plana, pouco urbanizada e ao nível do mar, o que permite que aviões com carga total façam pousos e decolagens.
- Mais um ponto de destaque da localização é a possibilidade de explorar a Rota Polar, considerada fundamental para chegar à Oceania e também à Ásia com baixos custos operacionais.
- A proposta agora aguarda aprovação plena por parte da Aeronáutica para ser encaminhada ao Governo do Estado, que já manifestou apoio à iniciativa. Com o desmembramento da aviação civil e militar, existem três possibilidade de modelos de gestão para o novo aeroporto: pública, parceria público-privada e concessional.