24/05/2011 - Engenheiro do DAER fala sobre conclusão das obras da Avenida dos Municípios
O engenheiro Júlio Porciúncula, superintendente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), participou da sessão desta terça-feira, 24, para falar sobre a conclusão da Avenida dos Municípios. O convite foi feito por Alex Rönnau (PT). Fiscal dessa obra, Porciúncula lembrou que os trabalhos começaram há mais de uma década. "A primeira empresa contratada acabou falindo, e o Daer teve que fazer nova licitação. Com a segunda empresa ocorreram alguns problemas ambientais. No ano passado, foi feita outra licitação. Estamos também contratando a ponte sobre o arroio Pampa." Ele apontou que a conclusão da obra tem um custo de R$ 3,5 milhões, valor já previsto no orçamento do Estado. "Nada impede que a obra siga adiante. Só dependemos das intempéries. A expectativa é que fique pronta em seis meses."
Gerson Peteffi (PSDB) perguntou sobre melhorias na canalização no arroio Pampa, pois ocorrem alagamentos por causa do represamento das águas. O engenheiro explicou que, quando foi feito o projeto, o arroio tinha um leito. Contudo, quando a obra foi executada, ele passava por outro lugar. "Então foi feita a galeria onde estavam as águas naquele momento. Com todos os problemas ocorridos, o Ministério Público nos questionou. Agora, vamos fazer uma galeria dupla no local original, previsto no projeto. Tem um compromisso da Prefeitura para que, assim que a nova galeria for concluída, o arroio seja desviado para seu leito natural. Dizem que isso resolveria o problema. Eu, pessoalmente, tenho minhas dúvidas, pois estamos na várzea do rio dos Sinos." Ele frisou que o Daer também fará o desassoreamento do arroio para que as águas possam fluir mais rapidamente ao rio dos Sinos. Sergio Hanich (PMDB) disse acreditar que essa mudança do local do Pampa irá ajudar a resolver o problema.
Ito Luciano, do mesmo partido, perguntou se há outros mecanismos de prevenção de cheias planejados, como uma casa de bombas. Porciúncula apontou que, no projeto atual, estão previstas apenas a galeria e a ponte. Alex explicou ao peemedebista que existe um projeto do Município para a construção de uma casa de bombas entre as vilas Kipling e Getúlio Vargas. Jesus Maciel (PTB) frisou que Novo Hamburgo está cansada de ver a obra começar e parar. "Agora ela vai mesmo ser concluída?", questionou. O engenheiro reiterou que, hoje, estão presentes todas as condições para a obra andar. Ainda respondendo a dúvidas do petebista, afirmou que a avenida deve ser segura. "Não podemos prever o fluxo que haverá, acredito que será grande. Ao longo do tempo, vamos fazendo as adequações, como faixas de segurança."
Serjão também repassou ao convidado uma inquietação dos moradores da vila Kipling: a possibilidade de mais cheias com a construção da ponte. "Nós fazemos o projeto de acordo com a maior cheia", disse Porciúncula. O presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), quis saber mais detalhes sobre a extensão da avenida. "Existe um projeto de continuidade da obra, após a avenida Integração. Ele está na Metroplan, mas faltam recursos. São cerca de 5 quilômetros. Existe alguma previsão para que isso saia do papel?" Porciúncula disse que, atualmente, não há nenhuma previsão nesse sentido no Daer. "E existe previsão para entradas na RS-239?", perguntou o progressista. O engenheiro disse que, em Novo Hamburgo, está se pensando mais na segurança, o que implica algumas melhorias – mas não, necessariamente, redução nos trajetos. "Temos compromisso de melhorar alguns pontos." Ele salientou que, em contrapartida, é previso conscientizar motoristas e pedestres. "Há um grave problema de educação no trânsito." Raul Cassel (PMDB) também falou sobre suas preocupações em relação à RS-239. "Os veículos transitam em alta velocidade nas laterais, após o viaduto."
Alex agradeceu a presença do engenheiro, e destacou que sua participação foi essencial. "Hoje, temos o mais importante: vontade política. Pode contar conosco."