23/02/2011 - Serjão e Jesus fiscalizam UBS de Canudos
Os vereadores Sergio Hanich (PMDB) e Jesus Maciel (PTB), relator da Comissão de Saúde da Casa, realizaram trabalho de fiscalização na UBS de Canudos na tarde de segunda-feira, dia 21. A situação, segundo eles, é precária. Demora no atendimento e falta de médicos foram as principais reclamações feitas pela comunidade.
Clair Terezinha Schiling da Silva afirmou que há mais de um mês tenta conseguir uma ficha para cirurgia de catarata para sua mãe - em vão. Segundo o relato, ela não consegue nem marcar consulta nessa especialidade. Nadir Azevedo da Silva informou que há mais de dois anos espera por uma cirurgia de catarata. "Já estou cega de um olho. Preciso de ajuda." Regina Cardoso de Vargas afirmou que o atendimento é péssimo. "Toda semana estou aqui na fila. Nunca há fichas e nem médicos", destacou.
O que pensam os vereadores
Serjão afirmou que as pessoas estão sendo mal atendidas. "Não há médicos à disposição da comunidade. Precisamos tomar uma atitude", disse, ressaltando que na primeira quinzena de março ele e o colega petebista devem fiscalizar todas as unidades básicas de saúde do Município. "A comunidade pode nos cobrar", pediu.
Jesus ressaltou que somente através da união dos vereadores com a comunidade será possível encontrar uma solução para o caso da saúde em Novo Hamburgo. Sobre os R$1,9 milhão do Orçamento da Câmara que foram devolvidos à Prefeitura para investimento na área da saúde, quando era gestor da Casa, em 2010, o vereador esclareceu que duas ambulâncias já foram compradas e outras ações como a construção da UBS Canudos e a aquisição de dois microônibus estão em fase de encaminhamento. Apesar disso, Jesus ressaltou que a situação está muito grave e que medidas urgentes devem ser tomadas.