22/03/2011 - Com teatro e vídeo, câmara celebra o Dia da Água
Na sessão desta quinta-feira, diversas atividades marcaram o Dia Mundial da Água, comemorado hoje, e o Dia Universal do Teatro, celebrado no dia 21. O requerimento foi feito por Carmen Ries (PT). Primeiramente, foi apresentado um vídeo chamado "A Água em 2070". Em seguida, atores do grupo Luz e Cena cantaram uma música, chamando a atenção para a necessidade de se cuidar dos recursos hídricos.
Pensar no futuro
Carmen apontou que o teatro, cada vez mais, está engajado em causas sociais. "Através do lúdico, nos mostra muitas coisas, tanto boas quanto as mazelas dos nossos tempos." Além disso, ela disse que é preciso pensar no futuro, principalmente em relação à disponibilidade de água potável. "Espero que as crianças de hoje não cometam os erros que nós cometemos, matando nossos rios." Ela elogiou a atuação do prefeito Tarcísio Zimmermann, que estava no plenário, por seu investimento no esgoto da cidade. A vereadora ofereceu um presente para ele – um quadro com a imagem de um rio.
A importância da educação
Professores e alunos da Escola Municipal Marcos Moog também participaram da sessão. A diretora, Dinorá Corrêa da Cunha, falou sobre a importância da educação para a formação de cidadãos conscientes. "Ensinamos as crianças a cuidar dos nossos canteiros", exemplificou.
Saúde e paz
Raul Cassel, falando em nome da bancada do PMDB, elogiou a iniciativa de Carmen. O vereador, que é médico, lembrou que o início da nossa vida ocorre na água, e que a constituição do nosso corpo também é, em boa parte, água. "Quando estamos desitratados, nosso corpo sofre."
Gilberto Koch, em nome do PT, também celebrou o início das obras de colocação de canos de esgoto. Ele leu um texto de Arnaldo Dutra, diretor-presidente da Corsan. "As guerras do século 21 serão travadas por causa da água", citou. "Não podemos privatizar a água."
Um compromisso de todos
Jesus Maciel (PTB) frisou que o compromisso de economizar é de todos. Ele disse que o cuidado com o ambiente deveria ser tema de provas na sala de aula. Ele ainda destacou que o poder público tem sua responsabilidade, mas todos os cidadãos também.
Ricardo Ritter – Ica (PDT) disse ficar indignado com o desperdício. "Brigo muito em casa, pois alguns levam 15 minutos para tomar um banho." Ele falou às crianças que é possível sair cheiroso do chuveiro em 5 minutos.
O prefeito disse ter ficado muito emocionado pela homenagem. "Estou feliz porque podemos assumir um compromisso desse tamanho", ponderou, referindo-se às obras de esgoto.