21/06/2011 - Líder Antiapartheid fala sobre fé e transformação política
O reverendo Frank Chikane, um dos líderes sul-africanos da luta contra o Apartheid, participou da sessão desta terça-feira, 21. Convidado pelo vereador Ito Luciano (PMDB), ele falou sobre fé e transformação política e social.
Chikane apontou que a África do Sul passou por um período extremamente difícil na época do Apartheid, e que a igreja teve de lidar com as consequências disso. "O sistema era tão racista, tão opressor e tão explorador que não tínhamos escolha a não ser resistir." Todo o sistema era desenhado para negar a humanidade dos negros – e negar que eles também eram feitos à imagem de Deus.
Depois do fim da segregação, explicou Chikane, o papel da igreja na sociedade teve de ser repensado. "Tivemos de criar uma nova relação com o governo." Ele apontou que era preciso promover o engajamento, e não mais o distanciamento. Porém, essa parceria criou novos desafios, relacionados à identidade da Nação e das instituições religiosas. "Em uma sociedade plural, isso é ainda mais difícil: há pessoas de fé e sem fé. Nossa experiência é que a pobreza, o sofrimento e a perda da esperança não têm fronteiras."
Dessa forma, nesse processo de colaboração foram encontrados espaços para o poder público e para as instituições religiosas. Chikane apontou que há coisas que somente o governo pode fazer – por outro lado, há coisas que apenas a igreja pode fazer, pois têm relação com a vida espiritual das comunidades. "Ou seja, para mudar as condições de pobreza de um povo, é preciso que trabalhem juntos, sem perder suas identidades", resumiu.
Trajetória
Chikane nasceu em 1951 no Soweto, na África do Sul. Ainda jovem, não conseguiu se formar em seu próprio país, mas hoje é mestre em administração pública pela universidade norte-americana de Harvard. Após o fim da era de segregação, participou do governo de Nelson Mandela. Chikane ministrará a palestra "África do Sul: Construção da Liberdade" no Salão de Atos da Prefeitura, que fica no 10° andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, às 14h desta quarta-feira, 22.
13º Festa dos Povos
A pastora Eliane Sales falou sobre a 13º Festa dos Povos, realizada pelo Ministério Batista Cristo é a Vida, de Novo Hamburgo, que começa amanhã, dia 22. "Este ano, contamos com a participação de uma comitiva da África do Sul", destacou.