18/08/2011 - Centro Terapêutico Libertá é homenageado

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h56
Iniciativa foi do vereador Luiz Carlos Schenlrte

O Centro Terapêutico Libertá foi homenageado na sessão desta quinta-feira, 18, por seus 13 anos de fundação. A iniciativa foi de Luiz Carlos Schenlrte (PMDB). "O centro é uma importante ferramenta na luta contra as drogas, inimigas de toda a sociedade. Mas há muitas dificuldades", salientou o vereador. A instituição sem fins lucrativos trabalha principalmente com moradores de rua. "Se os poderes constituídos não ajudarem, essas entidades dificilmente poderão sobreviver."

Médico da rede pública, Gerson Peteffi (PSDB) destacou que as drogas trazem muitas consequências, como pneumonias e doenças venéreas. "Por isso, quando uma instituição assim completa 13 anos, temos que saudá-la." Gilberto Koch (PT) lembrou que muitos jovens e adultos já passaram pelo centro e voltaram a ter uma vida normal. "Mas para se recuperar, acima de tudo, é preciso ter vontade."

Dificuldades
Os vereadores entregaram ao presidente do Libertá, Daliano de Mattos, uma placa comemorativa. Ele agradeceu e destacou que muitas pessoas contribuíram para essa história. Segundo ele, a diretoria já pensou em desistir do trabalho duas vezes, pelas dificuldades financeiras encontradas. Mas as atividades seguiram em frente. "Temos despesas para honrar, mas não temos orçamento. Vivemos de doações. Até agora, não recebemos um centavo público." O presidente da Associação de Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul, Nelson Moraes, disse admirar muito a atuação do Libertá.

Depoimento
O ex-interno José de Souza contou a sua experiência. "Por 22 anos usei todo o tipo de drogas. Morei na rua durante nove anos. Cuidava carros na Gomes Portinho. Não foi fácil. Hoje, agradeço a Deus e a muitas pessoas. Se não fossem elas, eu não estaria aqui. No centro, aprendi a ler, escrever, tirei meus documentos e fiz vários cursos. Cheguei lá com o corpo cheio de feridas. Sou uma pessoa transformada. E peço aos vereadores que não se esqueçam de quem está na rua."

18/08/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh


envie por e-mail