15/09/2011 - Legislativos se associam pelo desenvolvimento da região

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h55
Alsipa foi instituída oficialmente nesta quarta, 14

Os vereadores das 24 cidades que integram os Vales do Sinos e Paranhana já contam com associação própria. Ela foi instituída oficialmente na manhã desta quarta-feira, 14, no plenário da Câmara de Sapiranga, com a aprovação do seu estatuto por vereadores das duas regiões. Eles também aprovaram a denominação da entidade de Associação dos Legislativos do Sinos e Paranhana (Alsipa). O presidente Leonardo Hoff será o 1º secretário da entidade. Fazem parte ainda da direção Valdir da Luz, de Sapiranga, na presidência; Altair Machado, o Ika, de Parobé, na vice-presidência; Paulo Melo, de Taquara, segundo secretário; Geraldo Passos, de São Leopoldo, primeiro tesoureiro; e César Augusto Ribas Moreira, de Canoas, segundo tesoureiro.

Ficou acordado entre os vereadores que haverá, inicialmente, três comissões: de Saúde e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Agora, cabe às Câmaras acordarem a adesão à entidade. A sistematização do estatuto contou com o apoio do consultor jurídico da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, José Augusto Rodrigues, do ex-consultor da Câmara de Sapiranga e atual secretário-geral do governo municipal de Sapiranga, Gilson Pinheiro, e do também advogado Jacson Zanini Sausen, representando a OAB.

Hoff explicou que será feito um projeto de resolução para que o Legislativo hamburguense possa se associar à Alsipa, cujo objetivo é unir forças e buscar a cooperação entre as câmaras. "Juntos teremos mais força para discutir temas que são caros a toda região. Temos de buscar o desenvolvimento econômico e pensar na infraestrutura viária dos Vales do Sino e Paranhana", enfatizou.

A entidade irá atuar para fortalecer o setor calçadista, pleitear a construção da Rodovia do Progresso – ERS 010, as obras de reconstrução da ERS 115, melhorias na ERS 118, além de buscar a valorização do trabalho dos vereadores e encaminhar outras reivindicações das comunidades dos municípios integrantes.



envie por e-mail