15/09/2011 - Fenac é homenageada por seus 50 anos

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h55
Autor do requerimento é Gilberto Koch

Na sessão desta quinta-feira, 15, a Fenac foi homenageada por seus 50 anos. O autor do requerimento, Gilberto Koch (PT), contou aos presentes como a feira surgiu e fez com que Novo Hamburgo fosse conhecida em todo o mundo como a capital do calçado.

Feira calçadista e a emancipação da cidade
"Em 1924, foi realizada aqui uma mostra da produção calçadista. O governador da época, Borges de Medeiros, ficou impressionado e prometeu aos hamburguenses que trabalharia pela emancipação do então distrito de São Leopoldo", lembrou Betinho. "Ele cumpriu sua promessa quase três anos depois, em 5 de abril de 1927." Anos mais tarde, na década de 50, o tema "feiras" voltou a ser debatido, e a comissão que depois transformou-se na Fenac S/A foi criada em 1961.

O presidente da Fenac, Elivir Desiam, recebeu de Betinho uma placa comemorativa e frisou que as feiras recebem visitantes de diversos países do mundo. Ele destacou que a empresa foi erguida com muito esforço por voluntários. "Agora temos mais de 200 acionistas. Realizamos desde a Fimec, que tem como foco o início da cadeia produtiva, até feiras para o consumidor final."

Importância
Raul Cassel (PMDB) cumprimentou todos os servidores e as diretorias da entidade. "É um cartão-postal de Novo Hamburgo, e foi um marco de transformação, através da união dos municípios do Vale do Sinos", disse. Jesus Maciel (PTB) também chamou a atenção para a importância das mostras calçadistas. "Elas alavancam nossa economia em diversas áreas, como a hoteleira." Ricardo Ritter – Ica (PDT) afirmou que mesmo fora do Rio Grande do Sul a Fenac é reconhecida.

15/09/2011


Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh


envie por e-mail