15/03/2011 - Solenidade marca entrega do trófeu Mulher Cidadã 2011

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h55
Nove agraciadas receberam premiação na noite desta terça

A trajetória e a contribuição de importantes mulheres do Município receberam na noite desta terça-feira, dia 15, o reconhecimento do Poder Legislativo. Em sessão solene, a pedido do presidente da Casa, Leonardo Hoff, foram entregues os Troféus Mulher Cidadã 2011. Nove agraciadas em diferentes áreas obtiveram a láurea: Tania Goreti Brener (Saúde), Elly Dannenhauer (Voluntariado), Nícia Regina Kunzler Varisco (Cultura), Cirila Mossmann Ruidias e Maria Delir Wawzinkeviczs (ambas por Ação Social), Angela Kirchner e Terezinha Roque (na área de Educação), Angélica do Nascimento (Líder Sindical) e Ita Bonatto (Evangelização).

A cerimônia emocionou o público presente, mais de cem pessoas que lotaram o Plenário. A premiação foi estabelecida em 2002, através do Decreto Legislativo n° 004, de autoria do ex-vereador Laurindo Mendes. As indicações para o prêmio foram realizadas pelos vereadores. Compareceram ao evento Leonardo Hoff, Alex Rönnau, Carmen Ries, Gerson Peteffi, Gilberto Koch, Jesus Maciel, Luiz Carlos Schenlrte, Sergio Hanich, Volnei Campagnoni e Raul Cassel. Além dos parlamentares, estiveram presentes, entre outros, o prefeito Tarcísio Zimmermann, a Secretária de Cultura, Anita Lucas de Oliveira, a Secretária de Saúde, Clarita de Souza, a diretora-geral da Câmara, Cléa Caberlon, e o ex-vereador Laurindo Mendes.

As indicações
Tania Goreti Soares Machado Brener - indicada pelo vereador Luiz Carlos Schenlrte
Elly Dannenhauer - indicada pelo vereador Volnei Campagnoni
Cirila Maria Mossmann Ruidias - indicada pelo vereador Jesus Maciel
Terezinha da Silva Roque - indicada pela vereadora Carmen Ries
Angélica Maria Sewal do Nascimento - indicada pelo vereador Gilberto Koch
Ita Bonato - indicada pelo vereador Alex Rönnau
Angela Kirchner - indicada pelo vereador Raul Cassel
Nícia Regina Kunzler Varisco - indicada pelo vereador Leonardo Hoff
Maria Delir Soares Wawzinkeviczs - indicada pelo vereador Sergio Hanich

As homenageadas receberam o Troféu Mulher Cidadã das mãos do parlamentar que as indicou para a honraria.

Agradecimentos
O presidente do Legislativo, Leonardo Hoff, parabenizou as agraciadas, destacando a relevância do trabalho desenvolvido por essas mulheres. O vereador cumprimentou o autor do decreto, Laurindo Mendes, pela criação do Troféu Mulher Cidadã. Hoff lembrou que a plateia, que lotou a sede do Legislativo, representa a pluralidade do Município. "Fico feliz por poder compartilhar a indicação da Nícia Kunzler Varisco com todos vocês", disse o parlamentar. Sobre a importância de se fazer uma reflexão sobre os valores da sociedade e a importância da família, Hoff declarou: "que as mulheres sejam mais Maria e os homens sejam mais José".

Em nome das nove homenageadas, Nícia Varisco, indicada por Hoff na categoria Cultura, fez um comovente discurso. "Agora chegou a vez vou cantar, mulher brasileira em primeiro lugar", cantou Nícia, acompanhada pelas palmas compassadas do público. Em seu pronunciamento, fez um agradecimento ao vereador Hoff e lembrou o compromisso das homenageadas."Estamos felizes, com certeza, pela distinção que nos fizeram, mas com muita responsabilidade diante desse prêmio. Não fazemos pelo retorno ou merecimento, mas pelo resultado, que deve contribuir para melhorar a vida das pessoas que vivem nessa linda cidade", disse. Nícia acrescentou que o seu desejo é de que as mulheres se assemelhem a Maria, amorosa e fiel aos desígnios de Deus.

Ao ocupar a tribuna, o vereador Raul Cassel (PMDB) destacou que as mulheres precisam ser respeitadas e amadas. Afirmou que Ângela Kirchner, sua indicada por mérito em Educação, representa as mulheres hamburguenses, assim como as outras homenageadas. "Hoje, tu és distinguida pela tua alegria e simplicidade", declarou. O parlamentar do PMDB acrescentou que "as mulheres formam a grande canção da família de Novo Hamburgo",

Gilberto Koch (PT) relatou que Angélica Nascimento, sua indicada na área de Liderança Sindical, dedicou sua vida à luta contra a discriminação e a injustiça sofridas pelas trabalhadoras nas fábricas de calçado. Ao público presente na solenidade, o parlamentar contou que conheceu a homenageada em 1990. Na época Angélica havia ingressado na Justiça, com o auxílio do Sindicato dos Sapateiros, dirigido na ocasião por Betinho, para buscar seus direitos trabalhistas após ter sido demitida. "Nada mais justo, nessa atividade hoje na Câmara, do que homenagear todas essas mulheres com histórias de vida tão diferentes. Angélica, sou teu amigo, companheiro de luta. Tenho certeza que essa luta não vai parar", encerrou o vereador Betinho.

Recitando um poema, no qual a mulher é exaltada, Gerson Peteffi (PSDB) deu início ao seu discurso. Congratulou todas as cidadãs do Município e revelou a sua intenção de homenagear Eunice Schumann. "Nós homens somos dependentes de vocês, precisamos do carinho e da compreensão de vocês", disse. O vereador lembrou que o dia 8 de Março iniciou de uma maneira trágica, mencionando o incêndio em uma fábrica, em Nova Iorque, em 1911, que resultou na morte de mais de uma centena de trabalhadoras.

O parlamentar Jesus Maciel (PTB) afirmou que, em nome de Cirila Mossmann Ruidias, sua indicada na área de Ação Social, saudava a todas as homenageadas. Em seu discurso, deu ênfase à simplicidade e a vontade de auxiliar o próximo presentes no dia a dia de Cirila. Falou sobre o trabalho desenvolvido pela agraciada na Caritas de Hamburgo Velho. "Todos são atendidos com igualdade", disse o vereador sobre a abnegação de sua indicada.

Emocionado, Volnei Campagnoni (PCdoB) ressaltou o importante papel que Elly Dannenhauer, sua indicada na área de Voluntariado, teve na sua vida familiar. "Quem gostaria de estar hoje aqui, fazendo esse agradecimento, é a minha mãe", disse o parlamentar. Volnei contou que sua mãe cursou a escola de Dona Eli. Por ter tido essa oportunidade, pôde sustentar os cinco filhos. "Não me esqueci daquela senhora que nos recebia com carinho. Não fosse aquela oportunidade profissional que deste a minha mãe, eu não estaria aqui hoje", concluiu, dando um abraço caloroso na homenageada.

Alex Rönnau (PT) cumprimentou os familiares de Ita Bonato, indicada pelo vereador na categoria Evangelização. O parlamentar explicou que Ita é um nome indígena que significa pedra, "mas muito bem ela poderia ser chamada de flor", acrescentou. Conforme o parlamentar, boa parte da vida da homenageada foi dedicada aos mais pobres e necessitados, dando uma palavra de conforto e carinho àqueles que mais precisavam. Alex parabenizou Ita e seus familiares.

Sergio Hanich (PMDB), responsável pela indicação de Maria Delir Wawzinkeviczs, afirmou que
a homenagem é justa e de coração. Destacou o trabalho desenvolvido por ela na comunidade e a luta contra a leucemia. "Tenho uma grande admiração, respeito e carinho pela senhora. Não é fácil para uma mulher conciliar a casa, a profissão e o trabalho voluntário. Somente uma mulher consegue fazer isso", frisou o parlamentar do PMDB.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade ocorreu quando Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) apresentou a trajetória de Tania Goreti Soares Machado Brener e relatou o trabalho desenvolvido pela homenageada. Disse que o empenho da enfermeira era reconhecido por todos e que sua presença era imprescindível para o Lar São Vicente. Com lágrimas nos olhos, o parlamentar narrou as dificuldades cotidianas do atendimento aos idosos e a dedicação de Tania. "Nós do Lar São Vicente temos a honra de tê-la nessa família", disse o vereador, que atua como 2° tesoureiro da entidade. Ao término do seu discurso, destacou a importância de todas as homenageadas: "essas mulheres fazem a diferença em nossa cidade".


A vereadora Carmen Ries (PT), única vereadora titular da Casa, elencou as conquistas das mulheres ao longo dos anos. "Comemos o mingau pelas beiradas", brincou a parlamentar. Ela citou diversas profissões que, anteriormente, eram consideradas tipicamente masculinas e que estão sendo desempenhadas por competentes mulheres. "Começamos a ser jogadoras de futebol, entramos no Exército, assumimos a direção de escolas...", disse Carmen. Ao falar sobre Terezinha da Silva Roque, sua indicada na categoria Educação, a vereadora destacou a atuação à frente da 2ª Coordenadoria Regional da Educação. "Para a gente mandar, a gente tem que fazer primeiro. A senhora sabe que não é fácil dirigir uma escola. Foste incansável. Parabéns!", afirmou Carmen, que atua como diretora da Escola Estadual Antônio Augusto Borges de Medeiros.

Em seu discurso, o prefeito Tarcísio Zimmermann evocou a caminhada que as mulheres têm feito através dos séculos. Informou que 35% dos cargos do primeiro escalão da Prefeitura de Novo Hamburgo são ocupados por mulheres. "Elas são dádivas para o meu governo", afirmou. Tarcísio acrescentou que restam ainda muitas amarras a serem soltas pelas mulheres. Segundo ele, uma delas é a da violência, praticada, em sua maioria, dentro de casa. Para resolver esse problema, conforme Tarcísio, foi inaugurado nesta terça-feira o Centro de Referência de Mulheres Vítimas de Violência, que acolherá e apoiará mulheres com atendimento psicossocial e orientação jurídica.

Semana da Câmara 2011
O legislativo hamburguense promove de 14 a 17 de março a Semana da Mulher. A iniciativa, apoiada pela Mesa Diretora da Casa, tem por objetivo valorizar o papel de todas as cidadãs no desenvolvimento da sociedade e na conquista de um mundo sem discriminação e preconceito. Em Novo Hamburgo, as mulheres são maioria, totalizando 123.241 (51,55%), conforme o Censo 2010, contra 115.810 homens.

Detalhes sobre a Programação
Às 19h30min do dia 16 de março, ocorrerá o Seminário Saúde da Mulher é um Bem que se Quer. A coordenação da Mesa será realizada por Anita Lucas de Oliveira, médica e Secretária de Cultura. Serão painelistas do evento Ciro Simoni, Secretário Estadual de Saúde, Clarita de Souza, Secretária Municipal de Saúde, e Fátima Fraga, Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Em 17 de março, a pedido da vereadora Carmen Ries, ocorrerá, às 15h30min, na sessão plenária, a palestra Mulher na Política, com Ana Affonso (deputada estadual). Todas as atividades serão promovidas na sede do Legislativo (Rua Almirante Barroso, 261, no centro de Novo Hamburgo).