13/06/2011 - NH sedia reunião do projeto Destino e Ações para o RS
Na noite desta segunda-feira, 13, a Câmara de Novo Hamburgo sediou uma reunião preparatória para a audiência pública regional sobre infraestrutura, mobilidade e segurança, que será realizada no dia 4 de julho em Canoas. Esses encontros estão sendo promovidos pela Assembleia Legislativa e pela Câmara dos Deputados, através do projeto Destino e Ações para o Rio Grande. O objetivo das reuniões preparatórias é debater questões específicas de cada região para denifir pautas para a encontro no próximo mês.
O diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL/RS, Juliano Marinho, destacou que prefeituras e câmaras da região foram convidadas para expor as demandas de suas cidades. Entre os participantes estavam os vereadores Sergio Hanich (PMDB) e Jesus Maciel (PTB) e o assessor de comissões parlamentares, Paulo César Rodrigues, representando o legislativo hamburguense; Paulo Haubert, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Novo Hamburgo (Comude); representantes de Nova Hartz, de deputados estaduais e federais. LuísVolnei da Silva – Zoca, assessor do deputado federal Marco Maia, presidente da Câmara Federal, comandou os trabalhos.
Demandas de NH
Serjão destacou que uma das principais reivindicações da comunidade é a ampliação do número de policiais civil e militares. "Também é preciso proporcionar uma estrutura melhor para os bombeiros." Ele disse que está muito preocupado com as consequências da conclusão da Avenida dos Municípios. "Temos que buscar muitas verbas para túneis e viadutos. E temos que buscar uma solução para o comércio da 24 de Maio", prosseguiu. O vereador sugeriu ainda que a divisão da BR-116 seja móvel, para que os caminhos possam ser abertos em caso de acidentes.
Jesus apontou que é possível fazer uma terceira pista na BR-116 nivelando o canteiro central. Uma pista mais larga poderia ser destinada a caminhões e ônibus. "O maior problema dessa rodovia são os caminhões na pista da esquerda. Isso é proibido. Por isso, também precisamos fiscalizar." Ele pediu a divulgação do traçado da ERS-010 e melhorias na 118. "E solicito que seja feito um planejamento das próximas etapas da Avenida dos Municípios."
Haubert, do Comude, salientou que a região se caracteriza pela indústria coureiro-calçadista. "Isso trouxe desenvolvimento e uma série de problemas, como a estagnação no setor de tecnologia." Ele frisou que é preciso mudar a relação empregador-empregado nessa área, para atrair pessoas qualificadas. "Nossa região precisa urgentemente de recursos e estratégias de desenvolvimento."
O líder comunitário Pedrinho de Oliveira reforçou a necessidade do planejamento das etapas seguintes da Avenida dos Municípios. "E é preciso alargar a rua Bartolomeu de Gusmão. É a principal avenida do bairro Canudos." Ele pediu ainda a contratação de mais agentes de segurança.