13/04/2011 - Clima de otimismo marca abertura da 35ª Fimec
A abertura da 35ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes -, nesta terça-feira, dia 12, foi marcada pelo clima de otimismo. A importância da região foi destacada no discurso de Tarso Genro que se autoproclamou governador do Couro e do Calçado. Entre as autoridades presentes, a expectativa é de que esta edição supere as anteriores. Na solenidade, em que o Legislativo hamburguense se fez presente, o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam, disse que a Fimec é um termômetro do setor, mostrando entusiasmo em relação à movimentação econômica na região, com ocupação completa em hotéis e restaurantes.
Participação do Legislativo
A Câmara Municipal de Novo Hamburgo compareceu em peso à solenidade. O Legislativo foi representado pelo presidente Leonardo Hoff (PP), que compôs ao lado do governador Tarso Genro, do prefeito Tarcísio Zimmermann, e do presidente da Assembleia, Adão Villaverde, entre outras autoridades, o grupo de chefes do Executivo e do Legislativo que realizou a abertura do evento.
Estiveram presentes também os vereadores Antonio Lucas (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista; Matias Martins (PT), vice-presidente do Legislativo; Sergio Hanich (PMDB), Volnei Campagnoni (PCdoB), Jesus Maciel (PTB), Gilberto Koch (PT), integrantes da Comissão Especial; Alex Rönnau (PT); Raul Cassel (PMDB); Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), 2º Secretário da Mesa Diretora; e Ricardo Ritter-Ica (PDT), 1° Secretário da Mesa. A frente parlamentar foi criada através do Requerimento nº 15/2009, do atual presidente da Casa Leonardo Hoff (PP). As bancadas com representação na Câmara Municipal têm integrantes nesse grupo de trabalho.
Além de administradores públicos e parlamentares, compareceram ao ato empresários e representantes de diversas entidades ligadas ao setor.
Voz da região
O governador Tarso Genro afirmou que vivemos em um época de grandes transformações. Em seu discurso, lembrou o papel dos imigrantes na formação da vocação produtiva e destacou seus laços com a comunidade local. "Me considerem um governador daqui, me sinto responsável por essa região", acrescentando que é a voz do Vale do Sinos nas reivindicações nacionais.
O prefeito Tarcísio Zimmermann reforçou que, apesar das dificuldades cambiais, é preciso encontrar alternativas sustentáveis para o setor. O prefeito declarou que espera que em 2012, na 36ª edição da FIMEC, a estação do trensurb que vai atender a Fenac já esteja em operação. Para ele, Novo Hamburgo precisa voltar a abrigar um evento destinado aos lojistas e ao industrial-produtor, lembrando que o consumidor já é contemplado por outras feiras.
Em entrevista à TV Câmara, canal 16 da NET, o presidente do Legislativo, Leonardo Hoff, disse que defende a retomada de uma feira que atenda essa demanda. O parlamentar lembrou ainda o trabalho da Frente Parlamentar do Setor Calçadista na articulação para a conquista da taxa antidumping.
Expectativa
Desiam apontou que essa será uma das maiores Fimecs, com expectativa de 50 mil visitantes, todos com CNPJ e vínculo com o setor coureiro-calçadista. Ele afirmou que espera que, com os vôos diretos de Portugal, pela companhia aérea TAP, e com a conclusão da obra do trensurb, os pavilhões que abrigam a feira sejam utilizados cada vez mais em outros eventos, deixando a Fenac à disposição do Estado.
Francisco Alziro Gomes, presidente do Conselho Administrativo da Fenac, lembrou a questão do câmbio, considerado "perverso para empresas produtoras de manufaturados". Além disso, mencionou a necessidade de desoneração da folha de pagamento e de reforma tributária. Sobre a feira, afirmou que o evento está sintonizado com as mais recentes demandas, agora, com ênfase na sustentabilidade.
Missão Oficial
A participação de vereadores nas feiras calçadistas mais importantes do Brasil e da região é missão oficial. O Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2011, de autoria da Mesa Diretora e aprovado em segundo turno em 15 de março, estabelece que a representação oficial da Câmara na Couromoda, na Francal, na Fimec e no Sicc se dá através do presidente da Casa e de um membro, preferencialmente o presidente, da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista.