12/07/2011 - Só ação política integrada garantirá conclusão da Rincão

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h55
Comissões de Obras e Saúde reuniram-se com superintendência da Metroplan

Os vereadores Antonio Lucas (PDT) e Ito Luciano (PMDB), ambos da Comissão de Obras do Legislativo hamburguense, e Gerson Peteffi (PSDB), representando a Comissão de Saúde da Casa, reuniram-se com a superintendência da Metroplan (uma fundação que gerencia o transporte metropolitano), em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira, dia 12. O objetivo do encontro foi verificar se a verba de R$ 700 mil, anunciada na tribuna da Câmara, dia 8 de fevereiro deste ano, por Gilson Leonardo Thoen, na época diretor administrativo e financeiro da fundação, já estava de fato disponível para ser investida na conclusão da rua Rincão, em Novo Hamburgo. "Queremos confirmar a existência desse recurso e saber quais os trâmites legais para que seja empregado na obra", relatou Peteffi, que há três anos luta junto aos demais parlamentares para a finalização dos 1050 metros dessa via.

Na Metroplan, os vereadores foram recebidos pelo superintendente Elir Domingo Girardi, pelo adjunto Rodrigo Schnitzer, e pelo coordenador de obras, Francisco Mota. A resposta obtida não foi a desejada pelo grupo. O valor, segundo Schnitzer, não está disponibilizado no orçamento de 2011. "Sequer conseguimos reempenhar todas as obras que já estavam em andamento. Por isso, não posso firmar prazos com vocês, e dizer que a obra vai ser realizada", explicou. Mota complementou dizendo que há, sim, um projeto enviado pelo Executivo de Novo Hamburgo, mas que ele ainda não foi analisado pela Metroplan. "Como o governo é outro, não sabemos se teremos recursos para a realização dessa obra", apontou.
Schnitzer explicou ainda que consta no orçamento uma verba destinada para Novo Hamburgo, mas não especifica em qual obra ela deve ser investida. "Temos outras demandas da própria Prefeitura de NH e mais outras 50 solicitações de Municípios vizinhos, de obras tão importantes quanto a Rincão", disse Mota, reiterando a ideia de que primeiro é necessário acabar as obras já iniciadas. Girardi explicou que a fundação tem problemas gigantescos em razão das obras não acabadas no governo anterior, por falta de verbas. "Nosso compromisso maior é com o reempenho integral das obras já em andamento".

Ação integrada para garantir conclusão da via
Girardi e Schnitzer sugeriram a ação integrada entre vereadores e prefeito. "Tarcísio Zimmermann pode solicitar junto ao governo do Estado uma suplementação específica para a rua Rincão", falou o adjunto. Girardi frisou que não há nenhum interesse da Metroplan em trancar essa obra, e que uma parceria entre governo estadual e municipal é imprescindível para a sua realização. "Podemos ainda construir uma alternativa. Se o Tarcísio fizesse um tapa pó na via, agilizaria a sua finalização", explicou o superintendente.

Telefonemas esclareceram o caso
Durante a reunião, Schnitzer conversou por telefone com Thoen, por iniciativa de Peteffi. O ex-diretor confirmou que R$ 700 mil foram liberados para a conclusão da Rincão neste ano. No entanto, houve um choque entre o entendimento dos governos, passado e atual, relatou Girardi.
Schnitzer, então, falou diretamente com o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento do Estado, Luiz Carlos Busato. O secretário explicou que havia um compromisso dele com o Prefeito de NH, e que ambos tinham conversado sobre essa e outras obras fundamentais para a cidade. No entanto, por necessidades já enumeradas, o valor teria sido abortado.

O que ainda precisa?
Além de vontade política, conforme anunciou Peteffi e os demais vereadores, o projeto da rua Rincão deve ser ainda analisado pela Metroplan. Se existir disposição orçamentária, a superintendência da fundação passa o projeto para o departamento de obras, onde passa por nova análise – dessa vez técnica. Após, é necessária a realização de um convênio com a Prefeitura para a execução da obra. A Metroplan somente encaminha a verba.

12/07/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh
Ver Arquivo :