12/05/2011 - ONG Projeto Vida apresenta ações

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h55
Cerca de 60 crianças do bairro Canudos participam de atividades extra-classe

A presidente da ONG Projeto Vida – Semeando Esperança, Marisa Minuzzi, participou da sessão desta quinta-feira, 12, para falar sobre o trabalho realizado com 60 crianças e adolescentes do bairro Canudos. Ela explicou que, atualmente, as atividades extra-classe são realizadas na Escola Conquistadora, que fica na rua General Osório, bairro Hamburgo Velho. Diariamente, a Viação Hamburguesa leva os pequenos até o local sem cobrar nada. "É importante essa parceria dos empresários. Recebemos ainda a alimentação. Temos mães voluntárias, que ajudam na limpeza e no cuidado dentro do ônibus. Em troca, elas ganham uma cesta básica. Para isso, precisamos de mais ajuda."

Marisa salientou que o projeto atende crianças e adolescentes, de seis a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. "Eles estão longe das drogas e da violência." Entre as atividades realizadas estão teatro, artesanato e capoeira. Além disso, são feitas ações para os pais, como aulas profissionalizantes. "Temos um salão de beleza, e a formatura da primeira turma ocorre em agosto." Ela citou os parceiros que colaboram de diversas maneiras. "Isso mostra que o projeto é sério, pois muitas empresas e entidades acreditam." A presidente da ONG destacou que é necessário ainda o engajamento do Poder Público. "Só a iniciativa privada não consegue dar conta. E sabemos que voluntários vêm e vão. Também queremos uma sede em Canudos."

Importância
A professora Ângela Kunst, da escola Tancredo Neves, onde as crianças estudam, falou sobre a importância do Projeto Vida. "Um dia perguntei às crianças por que elas gostam do projeto. Me disseram que lá tudo é limpo, lindo, e que aprendem um monte de coisa", relatou. "A gente sabe de alunos nossos que, no turno contrário ao da aula, estão fumando e bebendo. "Por isso, faço esse pedido: não deixem o projeto acabar. Percebemos em sala de aula a diferença que faz." 

Alex Rönnau (PT) elogiou a iniciativa e sugeriu que a comunidade do bairro Canudos participe das reuniões do Orçamento Participativo, para buscar um auxílio ao projeto e até uma sede dentro do bairro. Raul Cassel (PMDB), Ricardo Ritter – Ica (PDT), Matias Martins (PT), Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), Sergio Hanich (PMDB), Patrícia Beck (PSDB), Gilberto Koch (PT), Jesus Maciel (PTB) e Leonardo Hoff (PP) também parabenizaram a ONG.