10/05/2011 - Carlinhos luta por reforço na segurança do Boa Saúde
O vereador Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) reuniu-se, na última sexta-feira, 6, com comerciantes do Boa Saúde e com o Comando da Brigada Militar. A principal questão abordada foi a falta de segurança, problema que vem afetando a comunidade do bairro. O parlamentar entrou em contato com o major Vitor Hugo Konarzewski, do batalhão da BM, que não pode se fazer presente, mas o capitão Wagner Wasenkeski, o sargento Ferreira e o primeiro-tenente Gilson de Souza participaram do encontro.
A região tem sido alvo constante de ações criminosas contra estabelecimentos comerciais. Em menos de 30 dias, a lotérica do bairro foi assaltada duas vezes, o que ocasionou o seu fechamento. "Com a lotérica do bairro fechada, as pessoas se deslocam até o centro da cidade para pagar suas contas, precisando gastar com passagem. Além disso, o comércio local é prejudicado, visto que as compras acabam sendo feitas em outras áreas da cidade", disse o comerciante Renato dos Santos.
"A nossa comunidade se sente abandonada com essa falta de proteção. Parece que ninguém olha por nós", frisou o vereador. Uma reclamação da comunidade é a falta de patrulhamento nas imediações do bairro. A população reforça que a presença policial seria uma forma de intimidar os bandidos.
De acordo com o capitão Wasenkeski, a ausência de patrulhamento, ocorre por cauda da falta de efetivo. "Chegaram mais 6 mil policiais para o batalhão, mas nosso déficit era de 20 mil".
O sargento Ferreira frisou a importância de se denunciar os delitos ocorridos, pois, desta forma, facilita-se a identificação dos pontos atacados e dos locais com maiores ocorrências. O primeiro-tenente Gilson de Souza explicou que a denúncia pode ser feita para a 2° Companhia da Brigada Militar, responsável pelo bairro.
Ao término do encontro, o vereador Carlinhos indagou quais serão as providências tomadas pela Brigada para solucionar o problema. O capitão Wasenkeski garantiu que a segurança será reforçada. Entre as ações previstas estão: intensificar as abordagens, utilizar o trabalho do setor de Operações Especias, reforçar o patrulhamento, contatar o pessoal do comércio e da comunidade e trabalhar na área de inteligência, que apurará o perfil dos criminosos que agem no bairro.
O vereador e os comerciantes consideraram positiva a reunião. "As denúncias e o trabalho do Comando, que fará abordagens nos pontos críticos, vão intimidar os bandidos. A comunidade voltará a viver mais tranquila", concluiu Carlinhos.