09/06/2011 - Atelier Livre de Novo Hamburgo é homenageado por seus 25 anos
A pedido de Raul Cassel (PMDB), o Atelier Livre de Novo Hamburgo foi homenageado na sessão desta quinta-feira, 9. A entidade comemora este ano seu jubileu de prata – ou seja, 25 anos de fundação. Professores, pais e alunos lotaram as galerias da Casa.
Cassel destacou que o Atelier Livre de Novo Hamburgo foi inaugurado em 29 de maio em 1986. Idealizado pelo então secretário de Educação e Cultura Ernest Sarlet, teve sua primeira sede em Hamburgo Velho. "A ideia inicial era atender a rede municipal de ensino. Mas, depois de cinco anos, as atividades foram abertas a toda a comunidade."Ao longo desse período, o atelier teve várias sedes. Hoje, conta com cursos de música, artes visuais, dança, teatro e cultura afro-brasileira. "São mais de 1,2 mil alunos que buscam reinventar suas vidas através das artes." O vereador contou que já foi ao local diversas vezes, e viu várias manifestações artísticas. "É um clima muito alegre, muito pró-ativo. Esse é um trabalho do qual Novo Hamburgo nunca deverá abrir mão."
Gerson Peteffi (PSDB), apontando alguns quadros que estavam expostos no plenário, disse que eles poderiam estar em qualquer museu do mundo. "A arte e a filosofia nos ajudam a ser mais leves, mais suaves, a ter mais ânimo no dia a dia tão laboroso. A Câmara de Vereadores deve apoiar sempre o Atelier Livre."
Passado e presente
Enquanto mostrava fotos das atividades do Atelier Livre, a diretora Celi Terezinha Reinhardt salientou que mais investimento em arte e esportes significam menos violência. Ela frisou que ter um espaço público para o ensino da arte há 25 anos, atendendo anualmente a mais de 1,2 mil alunos, é um privilégio para Novo Hamburgo, para o Estado e para o País.
O presidente Associação Pró-Atelier Livre, José Cláudio Hecker, disse que ser pai de aluno é maravilhoso. "Ser pai e aluno, é mais maravilhoso ainda." Ele afirmou que o atelier necessita de uma sede própria, e que essa demanda será buscada através do orçamento participativo. "Estudantes da rede municipal de ensino têm prioridade no acesso às vagas", destacou.
Jovens também fizeram uma apresentação de teatro, dança e música. No final da solenidade, Cassel entregou uma placa comemorativa a representantes da entidade.