08/04/2011 - Ampliação do trem até Canudos ganha uma nova aliada
A extensão do trem até Canudos ganhou mais uma aliada: a senadora Ana Amélia Lemos (PP). Na manha desta sexta-feira, 8, o presidente Leonardo Hoff (PP), juntamente a um grupo de vereadores e deputados da bancada gaúcha, entregou requerimento reivindicando que o trensurb possa chegar até um dos maiores bairros da cidade. O documento foi assinado por todos os parlamentares hamburguenses. Participaram do ato Matias Martins (PT), Gilberto Koch (PT), Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), Ricardo Ritter (PDT), Alex Rönnau (PT), Carmen Ries (PT), Volnei Campagnoni (PCdoB), os deputados federais Jerônimo Goergen e Renato Molling, o deputado estadual João Fischer, todos do PP, além dos progressistas Celso Bernardi e Pedro Bertolucci, presidente do partido.
Hoff ressaltou que a ampliação trará uma série de benefícios à comunidade e que irá possibilitar que, no futuro, o trem chegue a outras cidades da região. Presidente da comissão Pró-Trensurb, Betinho informou que a ideia é ter duas novas estações na cidade: um próximo ao bairro histórico, Hamburgo Velho, e outro em Canudos. Matias salientou que o projeto é importantíssimo, especialmente para os estudantes da Feevale, que agora é uma Universidade. "Contamos com o seu prestígio para levar a proposta adiante." Para Ica, somente um meio de transporte como esse pode impedir que Novo Hamburgo fique intransitável, uma vez que o Município conta com 500 novos veículos nas ruas a cada mês. Já Carlinhos citou as pessoas que se deslocam diariamente pela BR-116 e que necessitam do trem para trabalhar ou estudar.
A senadora destacou que a proposta ganha força por se tratar de um trabalho conjunto de toda a Câmara. "Vocês foram muito inteligentes trazendo para esse encontro parte das bancadas estadual e federal. Esse é o tipo de projeto em que todos devem se unir", ponderou. Ana Amélia revelou ainda que este é o momento certo para solicitações como esta, pois os parlamentares já estão pensando nas emendas que serão apresentadas ao Orçamento. "É uma reivindicação legítima, na qual a Câmara de Novo Hamburgo passa a ser protagonista."