07/06/2011 - Aeroclube de Novo Hamburgo é homenageado

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h54
Pedro Adams Neto, um dos fundadores, também foi lembrado

Aeroclube de Novo Hamburgo foi homenageado na sessão desta terça-feira, 7, pelos relevantes serviços prestados na Escola de Aviação. Também foi lembrado um dos fundadores e primeiro presidente da entidade, Pedro Adams Neto. O requerimento é de autoria de Sergio Hanich (PMDB). 

Serjão disse acreditar que a entidade, apesar de sua grande importância para a região, não tem recebido o devido reconhecimento da cidade. "Deveria ser mais divulgado. É um ponto de referência, principalmente para empresários do setor coureiro-calçadista", apontou. O vereador agradeceu aos profissioais o carinho com que recebem a comunidade no local, e lembrou que o Aeroclube faz parte de sua história. "Quando eu era guri, vendia pastel lá nos finais de semana."

Gerson Peteffi (PSDB) contou que, quando era criança, ia com sua família ver os aviões decolando e aterrissando. Ele destacou que seu amor pela aviação o levou ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras – e reforçou o pedido de maior apoio do Poder Público ao Aeroclube. Jesus Maciel (PTB) frisou que a Escola de Aviação tem uma grande responsabilidade, formando profissionais que transportam vidas no ar. "É motivo de muito orgulho ter em Novo Hamburgo um grupo como esse." 

Raul Cassel (PMDB) lembrou que muitos profissionais atuaram de forma abnegada para que a escola prosperasse. "Lá também ocorreram muitos campeonatos de aeromodelismo. O Aeroclube marcou época em nossa cidade." O peemedebista aproveitou para falar sobre a necessidade de um novo aeroporto na região.

Depois das falas, Serjão entregou placas comemorativas ao presidente da entidade, Alceu Mário Feijó Filho, a Pedro Adams Neto e a Oscar Scheffel, representando Egon Scheffel. 

A importância dos aeroclubes
Alceu Mario Feijó Filho lembrou que muitas pessoas doaram muito suor para que o Aeroclube de Novo Hamburgo pudesse se tornar uma realidade. Ele contou que Pedro Adams Filho havia sido escolhido para sobrevoar a região e escolher o ponto onde a sede seria instalada. E citou o nome de outros cidadãos que contribuíram para a construção do espaço. "Por força de estatuto, os diretores de aeroclube não podem receber remuneração." O pagamento, disse, é receber o carinho e o agradecimento de cidadãos e de ex-alunos. O presidente da entidade finalizou destacando a importância desse tipo de agremiação. "A essência da aviação é o piloto. E no Brasil, a formação do aviador está totalmente concentrada nos aeroclubes." E mostrou fotos da sede aos presentes.

Pedro Adams Neto recordou os dias da fundação do Aeroclube. "Muita gente boa ajudou bastante. Não dá para citar todos." Oscar Scheffel, representando seu pai, Egon Scheffel, contou como a história de sua família mistura-se com a da entidade. "Eu pude ver o Aeroclube crescer. Novo Hamburgo tem toda razão por se sentir orgulhosa." Ernani Galvão, sócio-benemérito, também destacou que a luta para a consolidação do aeroclube foi longa.

Histórico
O Aeroclube de Novo Hamburgo foi idealizado por um grupo de aviadores hamburguenses, brevetados pelo antigo Aeroclube da vila Scharlau. A fundação ocorreu no dia 29 de janeiro de 1947. Em 13 de setembro de 1948, foi oficializado o funcionamento da escola de pilotagem elementar. Ao longo destes anos, concedeu brevê e lançou no mercado de trabalho centenas de pilotos em várias modalidades profissionais, conquistando respeito como entidade formadora de profissionais da aviação na comunidade aeronáutica brasileira.