06/10/2011 - Secretario fala sobre compensação ambiental

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h54
Árvores retiradas em função das obras do trem serão repostas

A pedido do vereador Raul Cassel (PMDB), o secretário de Meio Ambiente, Ubiratan Hack, usou a tribuna na sessão desta quinta-feira, dia 6, para falar sobre o projeto de compensação ambiental, que deve ser executado em função da extração de árvores nas imediações do trem, e sobre a verba disponível pela Trensurb para esse fim.

Segundo ele, é de responsabilidade do Consórcio Nova Via o plantio de árvores e o monitoramento por dois anos. "Toda muda que não sobreviver deve obrigatoriamente ser reposta pelo Consórcio", disse.

Hack explicou que 3.500 mudas serão plantadas na área urbana, 300 nas Nações Unidas, 2.500 no aterro da Roselândia e outras 700 nas margens do arroio Cerquinha. Após as obras de drenagem e alargamento do Luiz Rau, está prevista a retirada de cerca de 400 árvores, dentre nativas e exóticas, o que, conforme o secretário, gerará compensação de quase duas mil mudas em local a ser definido. Também haverá plano específico de replantio de mudas no Parcão, com detalhes ainda a serem traçados. Hack destacou ainda que a Trensurb será responsável pela fiscalização dessas ações.

Cassel aproveitou o momento e fez questionamentos sobre a situação do Parcão. Os demais vereadores parabenizaram a atuação de Hack no comando da pasta.



envie por e-mail