03/06/2011 - Comissão de Meio Ambiente participa do 1º encontro regional da Biodiversidade

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h53
Vereadores apontam que evento amplia o leque de possibilidades econômicas da cidade

O 1° Encontro Regional da Biodiversidade, que ocorreu no dia 1° de junho em Lomba Grande, contou com a participação dos integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara: Luiz Carlos Schenlrte (presidente), Matias Martins (relator) e Gilberto Koch – Betinho (secretário). O evento teve como objetivo promover a compreensão da diversidade biológica, possibilitar a troca e mostrar o valor nutricional de sementes crioulas e destacar experiências de agricultores comprometidos com a sustentabilidade. 

"É importante essa diversidade de produtos expostos aqui, os próprios produtores podem trocar sementes. Outra coisa interessante é que os agricultores vendem para a comunidade produtos sem agrotóxicos, como a cana-de-açúcar usada para fabricar açúcar mascavo", disse Carlinhos (PMDB). 

Luiz Carlos Schenlrte deixou como sugestão o plantio de roseiras de corte na região. Segundo ele, a cada metro quadrado é possível plantar nove mudas. Atualmente, quem fornece rosas para as floriculturas hamburguenses é o município de São Sebastião do Caí (RS), além do Estado de São Paulo. "A terra aqui em Lomba Grande é apropriada para esse tipo de cultivo. O plantio de roseiras traria um bom lucro aos agricultores da região", argumentou.

Matias Martins (PT) afirmou ter ficado surpreso com o número expressivo de participantes, especialmente de pequenos agricultores. O vereador elogiou também as palestras realizadas durante o evento."Lomba Grande está de parabéns por sediar essa iniciativa." O parlamentar lembrou que a região, com suas plantações, é responsável pelo abastecimento de feiras em toda a cidade. Para ele, o caminho aprimorar o potencial da área rural de Novo Hamburgo, que corresponde a 2/3 do território da cidade. 

Gilberto Koch também considerou positivo o Encontro de Biodiversidade. Para o parlamentar, é preciso incentivar a agricultura familiar, e eventos dessa natureza ampliam o leque de possibilidades econômicas do Município. Betinho destacou a motivação dos participantes, que compareceram em grande número, e a qualidade dos painéis apresentados.