02/02/2011 - Rota do Sapato quer desenvolver o turismo da região
A presidente do Instituto Prover, Maria Clara Gruske, e o gestor social, Vilson Silva, estiveram na Câmara na tarde desta quarta, 2, para apresentar o projeto Rota do Sapato. A proposta, que tem por objetivo constituir uma associação entre os municípios que atuam no setor coureiro-calçadista, foi entregue ao presidente Leonardo Hoff (PP).
Maria Clara explicou que primeiramente será feito um diagnóstico do perfil de cada uma das cidades, para assim poder explorar suas potencialidades . "Queremos mudar esse paradigma de que nossa região é exclusivamente industrial, utilizando o principal produto da região que é o sapato, para alavancar o desenvolvimento econômico e social através do turismo", enfatizou.
Além da criação de um plano para divulgar os atrativos turísticos de cada localidade, deve-se realizar uma série de ações para desenvolver estabelecimentos culturais e gastronômicos, oferecendo bons serviços e opções de lazer aos visitantes.
Hoff entusiasmou-se ao receber o projeto que, segundo ele, vem ao encontro da necessidade de oferecer mais emprego e renda à população de Novo Hamburgo. "Turistas de todo o Brasil passam por aqui com destino à Serra. Temos que oferecer atrativos para que nossa cidade entre na rota dessas milhares de pessoas".
Sapiranga, Nova Hartz, Araricá e Parobé já estão integradas no projeto Rota do Sapato. A presidente Maria Clara destacou a importância de receber o apoio da Câmara de Vereadores. "O próximo passo é levar o projeto ao prefeito Tarcísio Zimmermann".
Instituto Prover
O Instituto Prover é uma associação sem fins lucrativos, idealizada a partir de um grupo de empresários de Novo Hamburgo. Foi fundado em julho de 2009 com o intuito de desenvolver projetos a fim de estimular o crescimento da cidade e região, nas áreas de cultura, turismo, assistência social, educação, meio ambiente, esporte, entre outras, bem como auxiliar demais entidades afins.