01/06/2011 - Obras adicionais são foco de reunião sobre o trem
Na tarde desta quarta-feira, 1º, ocorreu, no Plenário da Câmara, mais um encontro do grupo de estudos sobre os impactos do trem em Novo Hamburgo. Representantes da comunidade de diversos bairros, de comerciantes e de entidades, além de vereadores, estiveram presentes. Na pauta das discussões, as obras adicionais, reivindicadas pela Prefeitura, pela Câmara e por diversas instituições .
Quatro reivindicações de NH
Representando a Trensurb, o coordenador geral das obras, engenheiro Lino Sérgio Fantuzzi, lembrou quatro reivindicações básicas da comunidade hamburguense apresentadas à empresa: estação Industrial, prevista no contrato atual apenas parcialmente; melhorias no arroio Luiz Rau; adequações na estação Fenac; e adequações na estação Novo Hamburgo. O ofício, apontou, foi assinado pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, pelo presidente da Câmara, na época Jesus Maciel, e entidades como ACI, Sindilojas e Assintecal. Fantuzzi apontou que a Trensurb entrou em contato com a empresa que está executando as obras, paras que as alterações fossem feitas no projeto e no orçamento.
Caminhos
O engenheiro lembrou que o acórdão que autorizou a Trensurb a realizar a obra, feito em 2007, estabelece cláusulas de restritividade. "A Trensurb, através do consórcio, pode executar as obras até o limite previsto no contrato." Em uma reunião no Tribunal de Contas da União, esses fatos foram apresentados para justificar um termo de aditamento – ou seja, para alterar o contrato. "Essa é uma etapa que teremos, necessariamente, que cumprir." Mas desde o final do ano passado, disse Fantuzzi, já está ocorrendo um processo de negociação com a Coordenadoria do PAC em Brasília para obter uma suplementação orçamentária que dê cobertura a essas despesas adicionais.
Quadro atual
Fantuzzi contou que técnicos do Ministério das Cidades vieram a Novo Hamburgo para estudar a necessidade do alargamento do Luiz Rau ao longo da linha do trem – e já emitiram um parecer técnico favorável à essa obra adicional. "Se isso não for feito, a região irá ficar inundada e não poderemos operar", disse. O novo projeto para a estação Fenac está pronto e para a Novo Hamburgo, quase concluída. A urgência da estação Industrial também já foi compreendida pelo governo federal. Quando o outro projeto foi feito, há 10 anos, aquele local não era tão movimentado. "Para finalizar essa estação depois, o custo e o tempo de execução seriam muito maior."
A reunião foi comandada pelo presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), e pelo vereador Volnei Campagnoni (PCdoB). Os presentes aproveitaram para fazer diversas perguntas sobre esses e outros temas, como licenciamento ambiental, reassentamentos, integração e problemas no trânsito nos arredores das estações.