01/06/2011 - Comissão avalia participação em Assembleia da Assemae
A Comissão de Meio Ambiente fez um balanço positivo da 41ª Assembleia Nacional da Assemae. O evento ocorreu de 22 a 27 de maio, em Campinas (SP). O legislativo hamburguense foi representado por Luiz Carlos Schenlrte (presidente), Gilberto Koch – Betinho (secretário) e Matias Martins (relator). Nesta edição, o tema foi o Desafio da Cooperação Interfederativa.
Durante a sessão plenária de terça, dia 31, Betinho destacou que ministros, secretários e até autoridades de outros países participaram – e que representantes da Comusa apresentaram painéis. "Mas havia poucos membros de casas legislativas. Fomos questionados por causa disso."
Carlinhos salientou que o descarte correto do lixo e o tratamento do esgoto estão relacionadas à saúde. "Milhares de crianças morrem anualmente em decorrência de enfermidades ligadas à falta de saneamento", disse. Matias afirmou que todo o conhecimento sobre o tema é essencial para acompanhar as obras em Novo Hamburgo. "Existem cidades como Campinas com mais de 95% do esgoto tratado. Em Novo Hamburgo, são apenas 2%."
O vereador Gilberto Koch antecipou a intenção de fortalecer o Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). Segundo o parlamentar, o tema saneamento vai além de tratamento do esgoto. "O consórcio público pode ser o caminho para a solução de problemas relacionados ao destino final dos resíduos sólidos gerados por Novo Hamburgo e cidades vizinhas", acrescentou.