Programa ID Jovem já pode atender mais de oito mil beneficiários em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 25/07/2017 19h32
25/07/2017 – Com o intuito de divulgar o programa ID Jovem, do Governo Federal, Marli Neitzel Machado e Alan Ojeda, consultores da Secretaria Nacional da Juventude, reuniram-se nesta terça-feira, 25, com o vereador Sergio Hanich – Serjão (PMDB), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. A iniciativa garante aos jovens de baixa renda, de 15 a 29 anos, acesso a benefícios relacionados à cultura e à mobilidade, previstos no Estatuto da Juventude – Lei Federal n° 12.852/2013.

Além da idade, os critérios para receber o benefício são renda familiar de até dois salários mínimos; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico; e ter seus dados nesse sistema atualizados há pelo menos 24 meses. Conforme Marli, já há 8.407 jovens inscritos no CadÚnico em Novo Hamburgo para outros programas sociais. Por estarem nele registrados, eles já teriam possibilidade de usufruir da meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos; da reserva de duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação de transporte interestadual e de duas vagas com desconto de 50%, depois de esgotadas as vagas gratuitas; e da emissão gratuita de Carteira de Identificação Estudantil aos jovens de baixa renda que são estudantes, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. A expectativa é de que esse número aumente consideravelmente, de acordo com Marli, com o cadastramento de novos beneficiários.

Os consultores da Secretaria Nacional da Juventude procuraram o parlamentar para pedir auxílio na divulgação do programa. Eles planejam utilizar o espaço da tribuna durante uma sessão plenária para falar sobre o ID Jovem. A princípio, eles pretendem comparecer ao plenário nesta quarta-feira, 26. Também intentam em breve fazer o lançamento oficial do programa no Município, com a criação de um Comitê de Acompanhamento e Fiscalização do benefício.

Saiba mais

O lançamento oficial do programa ocorreu em dezembro de 2016. Desde então, os beneficiários podem emitir o cartão virtual de identificação, por meio do site da Caixa Econômica Federal (caixa.gov.br/idjovem) e aplicativo para dispositivos móveis, como celulares.

Para incluir, confirmar ou atualizar os dados do CadÚnico, o beneficiário deverá procurar o setor responsável pelo cadastramento no seu município. Em Novo Hamburgo, o cadastramento é feito na Casa da Cidadania (Rua David Canabarro, 20 - 3° andar). Após esse registro, as pessoas passarão a ter um Número de Identificação Social (NIS), código utilizado pela Caixa Econômica Federal.

De posse do NIS, será possível gerar sua Identidade Jovem, preenchendo pelo aplicativo para celulares ou no site da Caixa também o nome completo, data de nascimento e nome da mãe. O beneficiário deverá apresentar a sua ID Jovem no ato da compra do ingresso ou bilhete de transporte interestadual junto à Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto.

A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana é integrada ainda por Gerson Peteffi (PMDB), secretário, e Fernando Lourenço (SD), relator.  

Confira os contatos da Casa da Cidadania:

Rua David Canabarro, 20 - 3° andar
Telefone: (51) 3527-1823 - Horário: segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 18h

 Mais informações no site da Caixa Econômica Federal.