Em vista projeto que abre crédito adicional especial para aquisição de equipamentos para a saúde

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/08/2017 20h03
23/08/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira, 23 de agosto, o pedido de vista de dois dias ao Projeto de Lei nº 87/2017. Apresentado pelo Poder Executivo, o texto solicita a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 2.749.962,58 para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a rede municipal de saúde. Os recursos, não previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA), são oriundos de repasses da União recebidos no mês de junho.

A vereadora Patricia Beck (PPS) solicitou o adiamento da votação para que o Executivo possa providenciar sua adequação, com a indicação comprobatória da vinculação da verba. A ideia é evitar que o recurso possa ser utilizado, depois de aprovado, para fins diversos de sua origem. O pedido de vista foi acatado por todos os vereadores.

Confira o PL nº 87/2017 na íntegra.

Crédito adicional especial

A receita e as despesas da Administração Municipal ao longo de um ano são sempre estabelecidas pela LOA, aprovada pela Câmara no exercício anterior. Todavia, essa lei pode sofrer algumas alterações ao longo dos meses. Assim, quando é preciso criar mais um item de despesa, é feito um projeto de lei de abertura de crédito adicional especial, que deve ser aprovado pelos vereadores para se tornar lei. Esse mecanismo de alteração de orçamentos está previsto nos artigos 40 e 41 da Lei Federal nº 4.320/64, que institui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

Foto: Jaime Freitas/CMNH