Consultor da Secretaria Nacional da Juventude apresenta programa ID Jovem

por Luís Francisco Caselani última modificação 26/07/2017 21h54
26/07/2017 – Atendendo a requerimento verbal do vereador Sergio Hanich (PMDB), o consultor da Secretaria Nacional da Juventude Alan Ojeda utilizou a tribuna para divulgar o programa ID Jovem, do Governo Federal. A iniciativa garante aos jovens de baixa renda, de 15 a 29 anos, acesso a benefícios relacionados à cultura e à mobilidade, previstos no Estatuto da Juventude – Lei Federal n° 12.852/2013.

Além da idade, os critérios para receber o benefício são renda familiar de até dois salários-mínimos, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter seus dados atualizados nesse sistema há pelo menos 24 meses. “O ID Jovem atende hoje 15 milhões de pessoas. Só em Novo Hamburgo são 8 mil beneficiários. Se para uma pessoa é difícil viver com dois salários-mínimos, imagina uma família inteira. Essa é uma forma de diminuir a exclusão social pela qual essas pessoas passam. As pessoas podem procurar um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e se vincular no CadÚnico. A mesma inscrição para o Minha Casa Minha Vida vale para o ID Jovem”, explicou Ojeda.

Os jovens que se enquadram no programa terão direito a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos; reserva de duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação de transporte interestadual e de duas vagas com desconto de 50%, depois de esgotadas as vagas gratuitas; e da emissão gratuita de Carteira de Identificação Estudantil. “Estamos viajando pelo município para orientar os Cras sobre como atender esse programa, que é novo e poucas pessoas conhecem. Queremos divulgar o ID Jovem junto à população”, relatou.

Hanich, que recebeu o consultor em seu gabinete na terça-feira, elogiou a iniciativa. “Quero parabenizar esse trabalho realizado, por vocês estarem indo atrás dos Cras. Às vezes as pessoas são beneficiadas, mas não sabem que podem utilizar determinado serviço”, comentou.

Saiba mais

O lançamento oficial do programa ocorreu em dezembro de 2016. Desde então, os beneficiários podem emitir o cartão virtual de identificação, por meio do site da Caixa Econômica Federal (caixa.gov.br/idjovem) e aplicativo para dispositivos móveis, como celulares.

Para incluir, confirmar ou atualizar os dados do CadÚnico, o beneficiário deverá procurar o setor responsável pelo cadastramento no seu município. Em Novo Hamburgo, o cadastramento é feito na Casa da Cidadania (Rua David Canabarro, 20 – 3° andar). Após esse registro, as pessoas passarão a ter um Número de Identificação Social (NIS), código utilizado pela Caixa Econômica Federal.

De posse do NIS, será possível gerar sua Identidade Jovem, preenchendo pelo aplicativo para celulares ou no site da Caixa também o nome completo, data de nascimento e nome da mãe. O beneficiário deverá apresentar a sua ID Jovem no ato da compra do ingresso ou bilhete de transporte interestadual junto à Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto.

Confira os contatos da Casa da Cidadania:

Rua David Canabarro, 20 – 3° andar

Telefone: (51) 3527-1823

Horário: segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 18h.

Mais informações no site da Caixa Econômica Federal.