24/05/2022 - Vereador Brizola debate qualificação profissional com diretor do IFSul Novo Hamburgo 

por Maíra Kiefer última modificação 24/05/2022 19h30

Na terça-feira, 24 de maio, o vereador Enio Brizola (PT) visitou o câmpus avançado Novo Hamburgo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) para conversar com o diretor da instituição, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, e com o responsável pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Juneor dos Santos Brehm. 

Além de convidar o IFSul para participar do Seminário de Desenvolvimento Econômico que é promovido anualmente pela Comissão de Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento (Cofin) da Câmara de Vereadores, da qual Brizola é presidente, a reunião abriu diálogo sobre a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho. 

Este ano, o foco do Seminário será justamente o mercado de trabalho para os jovens, abordando mão de obra, formação e qualificação profissional. Temos visto que hoje as indústrias estão com muita dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados, o que prejudica a recuperação da nossa economia”, comenta o vereador. Brizola explica que o IFSul é referência nesse sentido, pois oferece educação profissional através do ensino técnico e especializado de forma gratuita. 

O Instituto Federal oferece um ensino de muita qualidade e se temos esse conhecimento aqui, disponível, precisamos usá-lo para debater os meios para a qualificação dos jovens. As tecnologias estão chegando nas empresas e a juventude precisa ter acesso à educação técnica”, destaca Brizola.