30/07/2025 - Vereadora Deza Guerreiro propõe assentos exclusivos para mulheres no transporte coletivo
Em tramitação na Câmara de Novo Hamburgo, uma proposta visa garantir assentos preferenciais ou exclusivos para mulheres nos ônibus da cidade. De autoria da vereadora Deza Guerreiro (PP), a iniciativa busca combater o assédio e a importunação sexual no transporte público.
O projeto prevê a realização de um estudo de viabilidade para a alteração da Lei Complementar nº 2.221/2010, com a criação do Espaço Mulher nos veículos. A medida propõe a reserva de assentos específicos para passageiras, especialmente nos horários de maior lotação, quando aumentam os relatos de abordagens indesejadas e situações de constrangimento.
Segundo a vereadora, a proposta tem caráter tanto prático quanto simbólico, apontada como uma forma de promover segurança e respeito às mulheres, além de reforçar o compromisso da cidade com os direitos femininos e a conscientização da população sobre o problema do assédio. “É uma resposta direta às demandas da sociedade por um transporte mais inclusivo e seguro para as mulheres”, aponta Deza Guerreiro.
A indicação aguarda retorno do Executivo.
* Texto de Misael Barboza, estagiário no gabinete da vereadora Deza Guerreiro.