28/04/2022 - Vereadora Lourdes Valim manifesta apoio à oncologia e luta pelo retorno do tratamento a Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/04/2022 15h53
28/04/2022 - Vereadora Lourdes Valim manifesta apoio à oncologia e luta pelo retorno do tratamento a Novo Hamburgo

Fotos: Daniele Souza/CMNH

Na sessão da última quarta-feira, 27, o grande debate foi sobre a oncologia, cuja referência de atendimento pelo SUS foi transferida para hospital de Taquara. Estampada nos jornais há alguns dias, a mudança impacta diretamente na vida de 943 hamburguenses que buscam tratamento para algum tipo de câncer. Desse total, 500 pacientes são cadastrados na Liga Feminina de Combate ao Câncer por receberem até dois salários-mínimos e necessitarem ajuda para enfrentar a doença. Nesse universo de atendidos pela instituição sem fins lucrativos, estão homens e mulheres atingidos pela enfermidade em diferentes órgãos e graus.

A presidente da Liga, Regina Dau, teve lugar na tribuna para expressar a sua preocupação. "Nenhum cidadão em Novo Hamburgo deve estar contente. Ir se tratar de câncer num hospital a 40 quilômetros não pode ser a solução", afirmou. Já o cirurgião oncológico Carlos Antonello, que atua no Hospital Regina, destacou que "o paciente com câncer precisa se tratar o mais próximo de seu domicílio, preferencialmente em sua cidade".

A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) está unida com a Liga e assinou junto a outros vereadores a criação de comissão especial para buscar alternativas para o impasse. A parlamentar se pronunciou nessa primeira discussão pública externando suas preocupações sobre os pacientes, que terão de se deslocar por quase uma hora para receber a atenção adequada.

"Me comprometo a acompanhar esse processo de perto, para verificar como será o atendimento nesta transição para Taquara e como serão tratados nossos pacientes tanto no transporte como no processo de espera até o retorno para o município. Nos próximos dias iremos visitar o hospital de Taquara para averiguar como será a espera pós-tratamento", finalizou a vereadora.

* Texto de Jonatas Soares, estagiário de Marketing no gabinete da vereadora Lourdes Valim.

registrado em: