25/11/2025 - Vereadores Deza Guerreiro e Nor Boeno criam Programa Farmácia Pet

por Daniele Silva última modificação 25/11/2025 18h21
25/11/2025 - Vereadores Deza Guerreiro e Nor Boeno criam Programa Farmácia Pet

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Uma proposta para instituir, no município de Novo Hamburgo, o Programa Farmácia Pet – Farmácia Veterinária Solidária está em tramitação na Câmara Municipal. A iniciativa, de autoria dos vereadores Deza Guerreiro (PP) e Nor Boeno (MDB), tem como objetivo receber, armazenar e distribuir gratuitamente medicamentos, suplementos e outros produtos destinados à saúde e ao bem-estar animal, especialmente para animais em situação de vulnerabilidade.

O projeto reconhece que, assim como as pessoas, os animais também precisam de cuidados contínuos e acesso a medicamentos, sobretudo aqueles sob os cuidados de tutores em situação de vulnerabilidade social, de abrigos, lares temporários, de rua ou sob tutela do poder público.

De acordo com Deza Guerreiro, a Farmácia Pet surge como uma ação solidária e sustentável, aliando sensibilidade social à responsabilidade ambiental ao promover o reaproveitamento seguro de medicamentos e produtos veterinários.

A parlamentar destaca que um dos maiores obstáculos hoje é o pouco suporte oferecido às ONGs e protetores independentes, que frequentemente se endividam para ajudar animais vulneráveis e doentes. “Eles fazem isso por amor, porém as dívidas só aumentam. Além das medicações, muitas vezes, têm que arcar com tratamentos veterinários e ração", enfatiza.

A iniciativa, porém, não é inédita em Novo Hamburgo. Proposta inicialmente pela vereadora Lourdes Valim (Republicanos) em 2022, ela não avançou na época devido à falta de condições administrativas para sua efetiva implantação.

Sobre o tema, Deza destaca que o cenário atual é mais favorável. Segundo a vereadora, o governo municipal tem se mostrado próximo à causa animal e empenhado em implementar políticas públicas modernas, humanas e transformadoras. “Contamos hoje com um Poder Executivo verdadeiramente alinhado com a causa animal”, conclui.

O PL nº 142/2025 segue para leitura no expediente.

* Texto de Misael Barboza, estagiário de Jornalismo no gabinete da vereadora Deza.