25/09/2025 - Deza Guerreiro solicita instalação de placas "abandono de animais é crime" em Novo Hamburgo
As estradas Presidente Lucena, no trecho que pertence a Novo Hamburgo, e Jacó Plentz, no bairro Lomba Grande, podem receber placas de conscientização com a mensagem, “Abandono de animais é crime”. A solicitação foi reforçada pela vereadora e ativista da causa animal Deza Guerreiro (PP), que cobra a instalação urgente da sinalização desde o início de 2025. Segundo a parlamentar, esses locais são frequentemente utilizados como pontos de abandono, prática que configura crime ambiental conforme o Artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98. A legislação prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir, mutilar ou abandonar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Deza ressalta que o abandono, muitas vezes, resulta na morte dos animais, que ficam desorientados em meio às estradas, expostos ao risco de atropelamentos ou vagando pelas ruas em busca de sobrevivência. “As pessoas que abandonam seus animais também se enquadram neste artigo, sendo assim, estão praticando um crime”, reforça a vereadora.
Os pedidos de instalação das placas foram protocolados ainda em fevereiro e no início de abril deste ano, mas até agora não houve resposta do Executivo. Deza espera que, desta vez, as placas sejam implantadas o quanto antes, o que contribuirá a coibir o abandono de animais nos locais.
Texto de Misael Barboza, estagiário de jornalismo no gabinete da Deza Guerreiro.