24/06/2021 - Novo Hamburgo promove primeira reunião da Associação Parlamentar da Região Metropolitana

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/06/2021 18h13

Com o objetivo de instaurar a Associação Parlamentar da Região Metropolitana, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 24, na Câmara de Novo Hamburgo, uma primeira reunião entre os presidentes de seis Legislativos municipais. Na pauta, ficou definido o nome do grupo, a periodicidade das reuniões e algumas marcações iniciais.

"A criação do grupo se deu pela necessidade de dialogar sobre demandas específicas que vão além do limite dos municípios, então essa foi a forma que achamos de construir um diálogo entre as câmaras", ressaltou o vereador e presidente do Legislativo hamburguense, Raizer Ferreira (PSDB), idealizador da reunião. Na ocasião, participaram também os vereadores e presidentes Alexandre Hoffmeister (PP, Campo Bom), Fernanda Fernandes (PP, Esteio), João Dilkin (PSDB, Estância Velha), Juliano Borges Peres (PP, Nova Hartz) e Leandro Batista da Costa (PP, Sapiranga).

Ao longo da reunião, os participantes apontaram a necessidade de criar comissões temáticas para debater assuntos específicos, como da saúde, educação e habitação. Além disso, uma das ideias levantadas pelos parlamentares foi a de estabelecer um convênio entre as câmaras integrantes do grupo para formalizar a Associação Parlamentar da Região Metropolitana como uma política permanente.

Sobre a adesão de municípios, os parlamentares concordaram em ampliar a convocação para outras cidades. "Vamos abrir o convite para municípios da região que tenham interesse em iniciar esse diálogo conjunto. Tenho certeza de que a união entre as câmaras trará benefícios para todas as cidades envolvidas", completa Raizer.

* Texto de Bruna Bernardo, assessora especial da Presidência.

registrado em: