22/07/2025 - Projeto de lei da vereadora Deza Guerreiro é aprovado em primeiro turno

por Tatiane Souza última modificação 22/07/2025 17h57
 22/07/2025 - Projeto de lei da vereadora Deza Guerreiro é aprovado em primeiro turno

Foto: Daniele Souza/CMNH

O Projeto de Lei 48/2025, que visa regulamentar a fabricação, queima e soltura de fogos de artifício com estampido, foi aprovado em primeira votação com todos os votos favoráveis, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 21.

A proposta é da vereadora e ativista da causa animal Deza Guerreiro (PP), e busca proteger o bem-estar de diversos grupos do município que sofrem com os estouros e estampidos dos fogos, como animais, idosos, indivíduos com autismo, entre outros. 

Durante a sua fala na tribuna, Deza compartilhou suas experiências como protetora de animais e apresentou relatos de acidentes desencadeados pelos ruídos provocados pela queima dos fogos. 

Em seu discurso, a vereadora do PP ainda enfatizou que o PL 48/2025 não trata apenas da regulamentação de fogos de artifícios, mas de preservar as vidas daqueles que são prejudicados pelos estouros e garantir a dignidade dos mais vulneráveis. “Eu, como protetora, já presenciei muitos casos aonde os animais acabam morrendo por conta dos fogos de artifício”, declarou Deza Guerreiro.

O PL 48/2025 ainda passará por uma segunda votação, na quarta-feira, 23.

Texto: Misael Barboza, estagiário de jornalismo no gabinete da vereadora Deza Guerreira

registrado em: