21/09/2022 - Vereador Raizer media reunião entre Colégio 25 de Julho e Secretaria Municipal de Segurança

por Daniele Silva última modificação 21/09/2022 17h51
21/09/2022 - Vereador Raizer media reunião entre Colégio 25 de Julho e Secretaria Municipal de Segurança

Foto: Bruna Bernardo

Após a notícia sobre arrastão na parada de ônibus localizada na rua Castro Alves, no bairro Rio Branco, o vereador Raizer Ferreira (PSDB) mediou, na tarde da última quinta-feira, 15, uma reunião na Secretaria Municipal de Segurança para tratar de assuntos relacionados ao Colégio 25 de Julho, que vem enfrentando diversos episódios de violência.

Participaram da reunião, além do parlamentar, o secretário municipal de Segurança, General Roberto Jungthon, o diretor de Transporte Público, Leandro de Bortoli, o vereador Eliton Ávila, a diretora do Colégio Estadual 25 de Julho, Andréia Muller, presidente e vice-presidente do Grêmio Estudantil, Samuel Hoffmann e Theo Lencina, o presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) do colégio, PM Luiz Carlos, e o representante do projeto Escola da Vida, Uelinton Reis.

Conforme informado pela diretora, além dos episódios de violência, a escola enfrenta defasagem de professores e recursos humanos. "Isso tudo implica na segurança dos alunos. Temos câmeras de segurança que podem auxiliar nesse processo, mas precisamos de ajuda para conter a onda de assaltos no entorno da escola", afirmou Andréia.

Samuel, estudante de 16 anos e presidente do Grêmio Estudantil, chegou a usar a tribuna popular da Câmara Municipal para falar sobre o assunto. "A evasão escolar do 25 é enorme. Então, imagina se os estudantes não se sentem seguros, como eles vão se manter estudando? Qual vai ser o interesse dessas pessoas pela educação?", disse o jovem durante a Sessão Ordinária do dia 14 de setembro.

Uelinton, que havia solicitado ao vereador uma agenda com o secretário de Segurança, parabenizou o parlamentar pela agilidade. "O arrastão ocorreu no dia 8 de setembro e no dia seguinte conversei com o Raizer. Fico muito feliz de estarmos aqui reunidos tratando desse assunto de forma urgente", comentou voluntário do projeto Escola da Vida, que possui uma parceria com a escola com o objetivo de auxiliar alunos e professores com questões relacionadas à saúde mental.

Quanto às forças de segurança, o general Roberto Jungthon afirmou que construirá soluções junto à Brigada Militar e a Guarda Municipal. "Vamos aproveitar as câmeras de segurança da escola e integrar as imagens na central da BM e da GM, assim os servidores poderão acompanhar em tempo real", sugeriu o secretário.

Na ocasião, também ficou acordado que a escola ficará responsável por transferir o portão principal da escola, que atualmente fica na rua José do Patrocínio, para a via ao lado, rua Borges de Medeiros, e instalar pontos de iluminação. Além disso, a Diretoria de Trânsito será informada sobre as necessidades de alteração e reforço na sinalização, proibindo estacionamento próximo à entrada e saída.

Após as mudanças, o diretor de Transporte Público, Leandro Bortoli, afirmou que tratará com as empresas de ônibus para que façam uma pequena alteração de rota em horários especiais, como após às 21h e, se for possível, no horário da saída dos alunos da tarde, por volta das 17h. A ideia é que durante esses horários os alunos fiquem esperando o transporte próximo ao portão, na rua Borges de Medeiros, e não mais na parada da rua Castro Alves.

*Texto redigido por Bruna Bernardo, do gabinete do vereador Raizer Ferreira.