18/11/2025 - Deza Guerreiro reforça seu posicionamento com a segurança pública

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/11/2025 21h33
18/11/2025 - Deza Guerreiro reforça seu posicionamento com a segurança pública

Foto: Moris Musskopf/CMNH

A vereadora e ativista da causa animal Deza Guerreiro (PP) protocolou um novo pedido para a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da estrada Porto Satiro, em Lomba Grande, com o objetivo de reforçar a segurança pública e coibir casos de abandono de animais na região.

A demanda surgiu a partir de diversos relatos de moradores, que vêm apontando o aumento expressivo no número de animais deixados ao longo das estradas do bairro. Deza destaca que, além do sofrimento causado aos animais, o abandono representa um risco sanitário, aumenta as chances de acidentes de trânsito e sobrecarrega a própria comunidade, que frequentemente precisa agir por conta própria diante dessas situações. “A instalação de câmeras contribuirá não apenas para inibir ações criminosas, mas também para identificar e responsabilizar os infratores”, ressalta.

Essa não é a primeira iniciativa da vereadora com esse propósito. Ao longo do mandato, Deza Guerreiro tem apresentado diferentes indicações voltadas à ampliação do monitoramento por câmeras em áreas onde há histórico de abandono de animais, descartes irregulares de lixo e ocorrências de assaltos.

Em março de 2025, a vereadora solicitou um estudo de viabilidade para a instalação de câmeras nas estradas Jacó Plentz e Leopoldo Petry, também em Lomba Grande. No mês seguinte, formulou pedido para o monitoramento da estrada Presidente Lucena, no trecho pertencente a Novo Hamburgo. Já em maio, encaminhou nova solicitação de caráter urgente para a instalação de câmeras na rua Irineu Müller, próximo à estrada da Integração Leopoldo Petry.

Ao todo, Deza Guerreiro já registrou mais de dez pedidos de estudos de viabilidade para a instalação de câmeras de segurança em locais recorrentes de abandono de animais, descarte irregular de resíduos e episódios de violência. As ações reforçam que o mandato da progressista é pautado pela defesa da causa animal e pelo compromisso com a segurança pública, com o objetivo de garantir que moradores de zonas mais afastadas recebam atenção, proteção e políticas que promovam qualidade de vida e bem-estar.

* Texto de Misael Barboza, estagiário de jornalismo no gabinete da vereadora Deza Guerreiro.

registrado em: