18/09/2019 - Vereador Nor Boeno apresenta demandas da comunidade ao secretário de Saúde

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/09/2019 20h46
18/09/2019 - Vereador Nor Boeno apresenta demandas da comunidade ao secretário de Saúde

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

Na tarde desta terça-feira, 17 de setembro, o vereador Nor Boeno (PT) esteve no Centro Administrativo Leopoldo Petry, onde apresentou ao secretário de Saúde, Naasom Luciano, demandas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam as unidades de saúde Básica e da Família (UBSs e USFs).

Na ocasião, três situações foram expostas ao titular da pasta: necessidade de conserto da cadeira de dentista da USF Getúlio Vargas e falta de clínico e realização de serviço de capina e roçada na USF Marisol.

Conforme o secretário, a cadeira de dentista já foi consertada esta semana – no entanto, durante a instalação, um cano foi quebrado. "Agora, é preciso fazer esse conserto", explicou. Quanto à questão da falta de médico, Naasom Luciano destaca a dificuldade enfrentada na contratação de novos profissionais. "Chamamos 103 médicos em novembro para Novo Hamburgo, mas conseguimos contratar apenas oito após a saída dos cubanos", informou, esclarecendo que a contratação do novo profissional já está sendo tratada.

O titular da pasta ainda expôs sua preocupação com a chegada de novos moradores no loteamento Marisol. Isso porque, com o crescimento populacional, os serviços demandarão um quadro maior de funcionários. "Estamos estudando a possibilidade de colocar uma equipe a mais na Marisol", cogitou.

No que se refere à capina e roçada, Luciano detalhou o processo até a realização do serviço. "A coordenadoria da unidade emite uma ordem de serviço à Prefeitura. Após o recebimento dessa notificação, a Administração encaminha para a empresa terceirizada, responsável pela capina e roçada", explicou. Após o diálogo, o vereador dará o feedback à comunidade, especialmente a do bairro Canudos, que utiliza os serviços de saúde básica e da família, e formalizará, por meio de pedido de providências, a reivindicação de capina e roçada.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: