18/07/2025 - Vereadores Brizola e Daia Hanich se reúnem com Sindicato dos Bancários e Prefeito
Para discutir o Projeto de Lei nº 40/2025, de autoria do Executivo, que propõe a flexibilização de medidas de segurança em agências bancárias, os vereadores Enio Brizola (PT) e Daia Hanich (MDB) reuniram-se com representantes do Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e com o prefeito Gustavo Finck, na última quinta-feira, dia 17.
O Sindicato dos Bancários alertou que o projeto, ao desobrigar as agências bancárias de manterem portas giratórias com detectores de metais, compromete a segurança dos trabalhadores bancários e da população que busca atendimento nas agências. Além disso, a medida pode viabilizar demissões, especialmente de vigilantes que atuam nessas unidades.
Durante a reunião, ficou acordado que o sindicato apresentará ao prefeito uma proposta de emenda ao projeto, estabelecendo critérios como a existência de movimentação financeira e de caixas eletrônicos, para que a obrigatoriedade das portas giratórias seja mantida nas agências. A proposta também prevê a diferenciação entre agências bancárias e lojas de atendimento ou convivência, que ficariam isentas da exigência, desde que não realizem operações financeiras e nem possuam caixas eletrônicos.
Além dos vereadores, participaram da reunião: Bruno Louzada, bancário e diretor do Departamento de Saúde; Joey de Farias, bancário e diretor da Secretaria de Formação, Cultura e Lazer; Everson Gross, bancário e diretor tesoureiro; João Alfredo Ferreira, presidente do Sindicato dos Vigilantes; e Henrique Schneider e Julio Kohler, do setor jurídico do Sindicato dos Bancários.
Uma nova reunião foi agendada para a próxima semana, com o objetivo de dar continuidade à discussão enquanto a tramitação do projeto segue em vista na Câmara de Novo Hamburgo.
Texto de Gabriele Soares, assessora parlamentar do vereador Enio Brizola