17/03/2023 - Deputados vêm a Novo Hamburgo para tratar de temas da Saúde

por Jaime Freitas última modificação 05/04/2023 16h53
17/03/2023 - Deputados vêm a Novo Hamburgo para tratar de temas da Saúde

Suziane Gutbier/Gabinete

Na última quinta-feira, dia 16, o Vereador Enio Brizola (PT) acompanhou o Deputado Federal Elvino Bohn Gass (PT/RS) e o Deputado Estadual Miguel Rossetto (PT/RS) em reuniões na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e na Reitoria da Universidade Feevale. Ambas reuniões trataram prioritariamente de temas ligados à Saúde e futuras parcerias para o município. O Deputado Bohn Gass oficializou no início deste mês, a destinação de R$ 250 mil para ações em Saúde no município e o Deputado Rossetto tem atuado com ênfase na defesa e fortalecimento do SUS como condição para qualidade de vida da população.

Na Liga, os parlamentares foram recebidos pelas vice-presidentes, Virgínia Engel e Rúbida Fauth, e demais integrantes da equipe diretiva da entidade. A Liga desenvolve um trabalho de amparo para aproximadamente 516 pacientes oncológicos, com prioridade para o atendimento de pessoas com renda familiar máxima de dois salários mínimos. A entidade trouxe o tema da precarização do atendimento oncológico aos pacientes do município e a dificuldade de avançar na construção de soluções que envolvem as diferentes esferas governamentais. 

Na sequência, os parlamentares  tiveram  uma reunião com o Reitor Prof. Dr. Cleber Prodanov, da Universidade Feevale, junto com a Diretora de Relações Internacionais e Institucionais Profa. Dra. Paula Casari Cundari e demais professores responsáveis pelos Cursos de Medicina da Feevale.

Prodanov, sinalizou que a Feevale desde o encerramento do atendimento oncológico na cidade, têm buscado ampliar o atendimento que já realizava em parceria com a Liga. Através do Centro Integrado de Especialidades em Saúde - CIES Feevale, a Instituição oferece atendimento domiciliar aos pacientes acamados com equipes multidisciplinares, de acordo com as possibilidades previstas nos currículos dos cursos da área da Saúde.  

Conforme o Vereador Brizola, a Feevale tem interesse em uma futura parceria com seus profissionais e alunos na construção de soluções para a demanda da saúde local, se somando numa construção coletiva que envolva todas as esferas de governo. O Curso de Medicina da Feevale obteve nota máxima do MEC e tem indicação para ampliação de vagas. Além disso, a oncologia está entre as especialidades nas quais a entidade tem interesse em ampliar a atuação.

Os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do CIES, localizado próximo ao estacionamento do Campus II da Universidade. 

Texto: Gabriele Soares, estudante de Jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola.

registrado em: