13/08/2025 - Executivo atende demandas após indicações de Deza Guerreiro
Proposta que propõe ferramentas de combate ao avanço da esporotricose no município foi apresentada e aprovada, em sua primeira votação, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 11. O Projeto de Lei nº 62/2025, de autoria do Executivo, institui o Programa Municipal de Combate à Esporotricose. A proposta estabelece ações de prevenção, controle e tratamento da doença, e atende a uma demanda que desde janeiro é cobrada pela vereadora Deza Guerreiro (PP).
A iniciativa, proposta pelo prefeito Gustavo Finck (PP), surgiu a partir da Indicação nº 1600/2025 de autoria de Deza, que solicitou ao município a oferta de tratamento veterinário para tutores de gatos diagnosticados com esporotricose, que permite que o tratamento seja realizado em casa. A doença é causada por um fungo que afeta animais e humanos, e preocupa a parlamentar desde o início do ano.
Na Câmara Municipal, a parlamentar tem sido a principal voz a alertar sobre os riscos da esporotricose. Em março, também protocolou a Indicação nº 620/2025, que reforça medidas urgentes para conter o surto. Desde então, utilizou diversas vezes a tribuna para cobrar ações concretas do Executivo.
Para a parlamentar, o projeto representa um avanço significativo para o bem-estar animal e também para a saúde pública, já que a doença afeta não só os animais, mas toda a comunidade. "Fico muito grata ao Executivo que viu a importância deste assunto", disse Deza Guerreiro.
A segunda votação do projeto de lei ocorre quarta-feira, 13.
Texto de Misael Barboza, estagiário de jornalismo do gabinete da Deza Guerreiro.