11/12/2025 - Deza Guerreiro vota contra PL e critica falta de fiscais para a causa animal

por Tatiane Souza última modificação 11/12/2025 18h04
11/12/2025 - Deza Guerreiro vota contra PL e critica falta de fiscais para a causa animal

Foto: Pyetra Trindade/CMNH

A primeira votação do PL 146/2025, que autoriza a contratação temporária de 30 assistentes administrativos e 3 assistentes de fiscalização para o Poder Executivo do Município de Novo Hamburgo, contou com o voto contrário da vereadora e ativista dos direitos dos animais, Deza Guerreiro (PP).

Durante a votação, a parlamentar questionou a finalidade da iniciativa do Executivo, uma vez que, quando solicitou um pedido semelhante, o chamamento de fiscais para atuação junto ao meio ambiente e ao canil municipal, a resposta recebida foi de que isso não seria possível. “Eu estou desde o dia 2 de janeiro pedindo fiscais para a causa animal e eu acho que aqui não consta fiscais para a causa animal”, pontuou.

Além disso, Deza Guerreiro destacou que, sempre que há a contratação de novos fiscais, é necessário verificar quais setores realmente precisam de novos agentes, assistentes e demais contratações. Segundo ela, o canil municipal, que deveria ser contemplado no projeto, foi ignorado.

A progressista ressaltou que, enquanto os direitos dos animais continuarem sendo tratados com descaso, casos de abusos e maus-tratos tendem a ser ainda mais comuns no município, uma referência ao caso que circulou nas redes sociais no sábado, 6, no qual o tutor de dois cães foi preso após espancar os animais com uma mangueira, mas solto dias após o ocorrido.

O PL 146/2025 ainda retorna para segunda votação na próxima segunda-feira, 15.

Texto de Misael Barboza, estagiário de jornalismo da vereadora Deza Guerreiro.

registrado em: