11/11/2025 - Deza sugere criação de Programa de Educação para causadores de maus-tratos a animais
Está em tramitação na Câmara Municipal de Novo Hamburgo a proposta de criação de um programa destinado a tutores autuados por maus-tratos, abandono e outras infrações relacionadas a animais. De autoria da vereadora Deza Guerreiro (PP), o Programa de Educação e Reciclagem é semelhante às ações educativas aplicadas a infratores ambientais. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos infratores aulas e palestras voltadas à conscientização sobre o bem-estar animal, o cuidado responsável e a legislação de proteção no âmbito de Novo Hamburgo.
Segundo Deza Guerreiro, a Indicação n° 3.897/2025 tem um teor educativo na prevenção da violência contra animais e maus-tratos, e busca afirmar o compromisso do município com políticas públicas que proporcionem proteção. “A educação é o caminho mais eficaz para prevenir a violência e promover a convivência harmoniosa entre seres humanos e animais”, aponta.
A autora da proposta, ligada à causa animal, enfatiza que essa é uma alternativa amparada na educação, que somada a aplicação da multa, estimulará a mudança no comportamento da sociedade. A indicação do estudo de viabilidade para a criação do Programa de Educação e Reciclagem aguarda a leitura no expediente.
Texto elaborado por Misael Barboza, estagiário de jornalismo no gabinete da Deza Guerreiro.