09/09/2025 - Deza Guerreiro fiscaliza casa abandonada onde cães foram encontrados mortos

por Maíra Kiefer última modificação 09/09/2025 21h15

A vereadora e ativista da causa animal Deza Guerreiro (PP) participou de uma fiscalização em uma casa abandonada onde foram encontrados três cães mortos a manhã desta terça-feira, 9. O caso que repercutiu nas redes sociais, durante o final da tarde de segunda-feira, revelou que o imóvel localizado no bairro Boa Vista está há cerca de seis anos desabitado.

Durante a operação, foi constatada a precariedade das estruturas da antiga residência. Em desuso, o imóvel se tornou um espaço de fácil acesso para animais da vizinhança, além da concentração de lixos e entulhos. Nos fundos do terreno, os animais foram encontrados boiando em uma piscina tomada pela água podre e turva, cenário que evidencia de forma crítica o abandono do local. 

Deza chamou a atenção para os riscos do local e ressaltou que a piscina também representa um grave problema de saúde pública, por ser um potencial foco de proliferação de doenças. “Eu luto pelas pessoas e pelos animais, e me dói demais ver o que estou presenciando hoje”, declarou a vereadora.

Diferentes fatores contribuem para o estado de insalubridade e abandono da residência. A propriedade está envolvida em uma disputa judicial, já que o antigo dono faleceu. Esse impasse jurídico impede que o terreno seja vendido ou transferido a novos responsáveis e mantém o imóvel em litígio, o que corrobora para o seu completo abandono e eventual ocupação por moradores de rua.

A vereadora reforçou o seu comprometimento com a causa animal e social, e diz que acompanhará o desfecho deste caso.  

Texto de Misael Barboza, estagiário de jornalismo da vereadora Deza Guerreiro.