09/06/2022 - Vereador Raizer fiscaliza estoque de absorventes de escolas municipais

por Luís Francisco Caselani última modificação 09/06/2022 19h55
09/06/2022 - Vereador Raizer fiscaliza estoque de absorventes de escolas municipais

Foto: Bruna Bernardo/CMNH

Após quase um ano da Lei Municipal nº 3.306/2021, o vereador Raizer Ferreira (PSDB) conversou com escolas municipais a fim de fiscalizar a disponibilidade do estoque de kits higiênicos de cada uma. Por lei, o Executivo deve repassar, quando necessário, absorventes para serem distribuídos às alunas de baixa renda da rede municipal.

Segundo o vereador, a maioria das escolas não recebeu novos repasses este ano. "Já conversamos com mais de 40 escolas municipais e apenas duas receberam novos kits de higiene. Algumas estão com o estoque zerado, outras ainda têm os absorventes que ganharam no primeiro repasse. Estamos juntando todos esses relatos para buscarmos soluções em conjunto com o Executivo", ressalta o parlamentar.

O vereador também alerta para a necessidade de novas orientações às equipes pedagógicas. "Algumas escolas talvez não entenderam muito bem o que a lei propõe. Temos relatos de alguns lugares que estavam repassando o material para as famílias, por exemplo. Estamos abertos para o debate, podemos dialogar sobre as necessidades da população e propor uma ampliação do programa, porém, neste momento, o poder público tem compromisso com as estudantes. Precisamos frisar essa informação", explica Raizer.

A proposta foi criada em fevereiro de 2021 pelo vereador e teve aprovação unânime entre os parlamentares em suas duas votações. Em agosto do mesmo ano, o PL foi sancionado pela prefeita Fátima Daudt (PSDB). Meses depois, em outubro, o primeiro repasse dos materiais de higiene ocorreu em meio a uma cerimônia na Câmara de Vereadores. Na ocasião, todos os absorventes entregues às escolas foram doados pela iniciativa privada.

* Texto de Bruna Bernardo, assessora parlamentar do vereador Raizer Ferreira.

registrado em: