09/05/2023 - Vereador Brizola participa da plenária do Comsea

por Maíra Kiefer última modificação 09/05/2023 17h53
09/05/2023 - Vereador Brizola participa da plenária do Comsea

Gabriele Soares/Gabinete

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Saudável (Comsea) promoveu, nesta terça-feira, 9, uma plenária para debater a insegurança alimentar no município. A discussão foi aberta à sociedade civil organizada, às secretarias municipais e à Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor da Câmara de Novo Hamburgo, que esteve representada pelo vereador Enio Brizola (PT), presidente da comissão.

Uma das políticas públicas de combate à fome defendidas pelo Comsea é a adesão de Novo Hamburgo ao Câmara Interestadual de Segurança Alimentar e Nutricional Saudável (Caisan). A criação deste comitê estrutura o plano de segurança alimentar através de indicadores do município. O conselho também propôs a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Saudável (Sisan) como programa federal de fomento ao combate à fome e à insegurança nutricional. 

“Precisamos que essa política pública seja uma política efetiva e estruturada através do conselho e toda a rede das demais secretarias", disse o vereador. Brizola também destaca que, se o Executivo propor através de projeto de lei a adesão do Comsea ao Caisan, defenderá na Câmara a aprovação da matéria.

Conforme dados divulgados através do cadastro único, 10% da população de Novo Hamburgo vive apenas com até R$ 200 mensais. Esse indicador mostra que mais de 28 mil pessoas estão na linha da pobreza ou pobreza extrema na cidade. 

Texto enviado por Gabriele Soares, estagiária de Jornalismo do gabinete do vereador Enio Brizola.

registrado em: