03/07/2025 - Deza Guerreiro propõe alteração na regra de transporte escolar em Lomba Grande
Uma nova medida proposta pela vereadora Deza Guerreiro (PP) pode alterar a distância mínima exigida para que estudantes da rede municipal tenham acesso ao transporte escolar no bairro Lomba Grande. A iniciativa foi apresentada durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 2.
Atualmente, para ter direito ao transporte, é necessário que o aluno resida a pelo menos dois km da escola. No entanto, a Indicação 2232/2025 propõe ampliar o alcance da rede de transporte escolar, o que beneficiará as famílias que vivem fora da área atendida.
Deza apontou que a realidade vivida pelos estudantes que não têm acesso ao transporte escolar fornecido não condiz com a norma em vigor e desconsidera a precariedade das condições de deslocamento enfrentadas por muitos moradores do bairro, especialmente crianças e adolescentes.
A situação se torna ainda mais crítica nos meses de inverno e nas primeiras horas da manhã, quando a visibilidade é reduzida e as temperaturas são muito baixas. Em muitos casos, a caminhada até a escola é o único meio de deslocamento disponível para os estudantes, o que compromete não apenas a frequência escolar, mas também a segurança e o bem-estar dos alunos.
A parlamentar pontuou que o objetivo da indicação é garantir condições dignas e seguras de acesso à escola para todos os estudantes da região.
Texto: Misael Barboza, estagiário de jornalismo no gabinete da Deza Guerreiro.