Vereadores visitam ecopontos e cooperativas de reciclagem

por Tatiane Souza última modificação 08/04/2025 19h06
08/04/2025 – Dando continuidade às suas ações de fiscalização, os integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Novo Hamburgo (Comam) realizaram na manhã desta terça-feira, 8, visitas aos ecopontos dos bairros Canudos e Santo Afonso, além dos galpões das cooperativas de reciclagem Coolabore e Univale. A agenda teve como objetivo conhecer a estrutura dos espaços e reforçar a conscientização da população sobre a importância do descarte adequado de resíduos sólidos.
Vereadores visitam ecopontos e cooperativas de reciclagem

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A comitiva foi composta pelo presidente da comissão, Ricardo Ritter – Ica (MDB), pelo relator Nor Boeno (MDB) e pela secretária Deza Guerreiro (PP). Também participaram da atividade servidores da Prefeitura, como a diretora de Limpeza Urbana, Cristiane Hermann, e o gerente de Comissões da Casa, Júlio Cézar Soares.

Durante as visitas, os parlamentares acompanharam a triagem e a separação dos materiais nas esteiras das cooperativas, observaram o funcionamento das máquinas de prensa e puderam verificar a organização dos galpões. Na cooperativa Univale, também conheceram um espaço voltado a ações educativas e receberam lembranças produzidas pelos próprios catadores, como sacolas e almofadas confeccionadas com materiais reaproveitados.

Além da verificação da estrutura física, os vereadores destacaram a necessidade de informar e sensibilizar a comunidade sobre o descarte responsável de resíduos. Jogar entulho ou lixo em vias públicas configura crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/98. A diretora Cristiane Hermann esclareceu que os ecopontos são destinados exclusivamente ao descarte de resíduos domiciliares, como restos de construção civil, pequenas reformas, móveis inservíveis, restos de poda e roçada, bem como equipamentos eletroeletrônicos sem utilidade. Ela reforçou que resíduos oriundos de processos industriais não são aceitos nos locais.

O limite permitido para o descarte nos ecopontos é de um metro cúbico por mês por pessoa. Já os materiais recicláveis com potencial de comercialização, como vidro, papel, ferro e latas, podem ser entregues sem restrição de volume. Esses resíduos são encaminhados para as cooperativas de reciclagem da cidade.

Os ecopontos de Novo Hamburgo funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 7h30 às 13h. As unidades estão localizadas na rua Dublin, 809, no bairro Canudos (Zona Leste), e na avenida Montevidéo, 520, no bairro Santo Afonso (Zona Sul).

Em caso de flagrante de descarte irregular de resíduos, a população pode denunciar por meio da Fiscalização Ambiental da Prefeitura, pelo telefone (51) 3097-1990, ou pelo plantão, no número (51) 99645-7266.

A próxima ação da Comissão de Meio Ambiente está prevista para o dia 23 de abril, com visita à central de reciclagem do bairro Roselândia.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Meio Ambiente se reúne às segundas-feiras, a partir das 16h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.