Vereadores prestam homenagem ao engenheiro Leandro Koche

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/05/2023 00h56
15/05/2023 – Uma vida de dedicação ao serviço público teve seu reconhecimento na Câmara de Novo Hamburgo na noite desta segunda-feira, 15. Por unanimidade, os vereadores aprovaram moção de agradecimento ao engenheiro civil Leandro Koche, funcionário da Prefeitura por mais de 30 anos. O documento, formulado por Enio Brizola (PT), destaca não apenas o empenho com o qual conduziu sua trajetória profissional, mas também a qualidade e a competência do trabalho realizado.
Vereadores prestam homenagem ao engenheiro Leandro Koche

Fotos: Jaime Freitas/CMNH

Recrutado em concurso público, Koche assumiu o cargo de engenheiro civil em junho de 1992. Foram 29 anos até sua aposentadoria, em agosto de 2021. No entanto, ainda atuaria na Prefeitura até o final do ano seguinte, convidado para exercer o cargo de diretor de Pavimentação e Apoio Operacional. Ao longo de sua trajetória profissional, somou passagens em funções de chefia, coordenação, direção e até mesmo como secretário de Obras.

À profissão de engenheiro civil é atribuída a capacidade de criar, formular, calcular, desenhar, solucionar problemas, orçar, planejar e construir. Quando exercida na atividade pública, ela se torna exponencialmente atrelada à função social daquilo que a engenharia produz. Os profissionais do Departamento de Obras Públicas tornam concretos os sonhos que nossa cidade projeta para si. Suas obras consolidam as conquistas e projetam o futuro de Novo Hamburgo. Agradecemos ao engenheiro Leandro Koche por todo o zelo com a aplicação dos recursos públicos, por sua atuação ética e exigente com a qualidade do serviço e por ser referência e motivo de orgulho para os colegas de profissão”, destaca a Moção nº 25/2023.

O texto ainda menciona uma série de projetos nos quais Koche se envolveu durante suas três décadas de vínculo com o serviço público municipal, desde obras de pavimentação, abertura e alargamento de ruas até as construções do Centro Administrativo Leopoldo Petry, da Estação Rodoviária Normélio Stabel e das escolas Arca de Noé, Bento Gonçalves, Francisco Xavier Kunst, Irmão Nilo, João de Barro, Presidente Rodrigues Alves e Professora Adolfina Diefenthäler.

Ressaltamos, através dos exemplos elencados, a importância da atuação deste dedicado e competente profissional para a qualificação da infraestrutura do município, que se reflete na qualidade dos serviços públicos ofertados à nossa população, nas condições de mobilidade urbana, nas estruturas de saúde, educação e assistência social e também no desenvolvimento econômico da cidade”, prossegue o documento.

Além do autor Enio Brizola, o texto também leva as assinaturas dos vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT), Felipe Kuhn Braun (PP), Fernando Lourenço (PDT), Gerson Peteffi (MDB), Gustavo Finck (PP), Ito Luciano (PTB), Lourdes Valim (Republicanos), Raizer Ferreira (PSDB), Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e Tita (PSDB). Com a aprovação em turno único, a moção será entregue não apenas ao engenheiro, mas também ao Departamento de Obras Públicas de Novo Hamburgo.

Agradecimento

Na presença de familiares, amigos e colegas, Leandro Koche agradeceu a homenagem e fez questão de exaltar o companheirismo dos servidores que se somaram à sua trajetória profissional. Nada foi feito sozinho, sempre com a parceria de todos os colegas. E foi assim que fiz minha carreira. Em equipe, com muita conversa e planejamento, é que as coisas são solucionadas e resolvidas. Tenho orgulho de passar em cada canto da cidade e ver uma obra realizada. Mas muito ainda precisa ser feito. E saio tranquilo porque quem está ficando tem a capacidade de atender ao que Novo Hamburgo precisa. Os moradores desta cidade sabem seus direitos, são exigentes e participativos. E assim devem ser, cobrando o melhor que o serviço público pode proporcionar”, discursou.

Koche também aproveitou o espaço para elogiar o quadro de servidores do Município, o qual definiu como o “maior patrimônio” da cidade. “Temos que valorizar as pessoas que fazem a Prefeitura construindo uma solução adequada para ambas as partes neste momento de alterações em nossa previdência. Cumprimos nossa parte do trabalho, muitas vezes excedendo pelo comprometimento com a coisa pública, restando reconhecimento dentro de uma solução possível”, opinou.

Felicitações

Vereadores com passagens pela Secretaria de Obras ao longo de diferentes gestões municipais, Enio Brizola, Ito Luciano e Raizer Ferreira coincidiram seus discursos ao destacarem o apoio que tiveram do grupo de engenheiros da Prefeitura para a condução de seus trabalhos. Titular da pasta durante parte do governo Tarcísio Zimmermann, Brizola revelou que sua insegurança inicial foi abrandada após os primeiros contatos com os servidores da repartição. “E assim tive o prazer de conhecer o Leandro. Era um dos meus consultores. Nós, políticos, muitas vezes disputamos a autoria de uma obra. Mas não somos os autores. Os autores dos projetos são os engenheiros. E temos em Novo Hamburgo uma engenharia que merece todo nosso reconhecimento”, sublinhou.

Brizola também reconheceu a relevância da homenagem durante um momento de discussões sobre a valorização do funcionalismo. Esta moção vem em um período de lutas por esse reconhecimento necessário ao serviço público de qualidade e aos funcionários que fazem a gestão diária do nosso Município. E o Leandro simboliza isso”, sintetizou.

Ito Luciano lembrou que, durante sua passagem no comando da secretaria, o excesso de demandas o fez confiar ainda mais no trabalho de seus servidores. Fui secretário em uma época em que minha pasta respondia por 12 das atuais secretarias. E só pude administrar porque tive você e outros engenheiros ao meu lado. Estou diante de uma pessoa por quem tenho uma estima muito grande. Meu professor. Temos um carinho muito grande por vocês. Vocês contribuem muito para a cidade. Hoje sei que qualquer um pode ser secretário em Novo Hamburgo, desde que delegue aos profissionais que lá trabalham”, enalteceu.

Secretário em momento mais recente, durante o primeiro mandato da prefeita Fátima Daudt, Raizer Ferreira também direcionou suas palavras a Leandro Koche. Todos nós lhe tivemos como esteio, e quero agradecer o apoio que você me deu enquanto fui secretário. Foram anos dedicados ao serviço público”, pontuou.

Ica relacionou algumas obras sob responsabilidade e fiscalização do engenheiro. O tempo no serviço público não é o mesmo do setor privado. Tudo depende de processos burocráticos. Então que tu aproveites bem tua aposentadoria. Te desejo toda a sorte e felicidade do mundo”, afirmou. Médico aposentado do Município, Gerson Peteffi rememorou sua longa jornada como servidor. Eu não poderia ser engenheiro. Não sou afeto a números e cálculos. Respeito muito a engenharia porque vocês trazem, com seus trabalhos, a conclusão de hospitais, postos de saúde, escolas e vias públicas. O teu nome, Leandro, é uma grife dentro da Prefeitura”, enfatizou.

Gustavo Finck se disse muito feliz em participar da homenagem. “Geralmente nós cobramos por resultados, mas esquecemos os profissionais que estão por trás das obras e que fazem acontecer com os recursos que lhes são disponibilizados. Você deixa um legado muito grande para a cidade. E aqui prestamos um justo reconhecimento em respeito à sua capacidade e moralidade dentro do serviço público”, reforçou.

Cristiano Coller, Felipe Kuhn Braun, Fernando Lourenço e Gabriel Chassot (PSDB) também deixaram suas palavras. São três décadas de serviços prestados à cidade de Novo Hamburgo pelas mãos de um ser humano extraordinário”, finalizou Felipe.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: