Vereadores manifestam apoio a associações de aposentados sem envolvimento nas fraudes do INSS

por Daniele Silva última modificação 04/06/2025 20h15
04/06/2025 – Os 14 vereadores de Novo Hamburgo se uniram na elaboração de uma moção de apoio às entidades representativas de aposentados e pensionistas que classificaram como “sérias”, afastadas de qualquer envolvimento no esquema bilionário de descontos irregulares nos benefícios pagos pelo INSS. Os parlamentares pedem que as autoridades estabeleçam punições severas às associações fraudulentas, mas sem criar obstáculos à atuação das demais instituições. A moção foi lida, discutida e aprovada na tarde desta quarta-feira, 4.
Vereadores manifestam apoio a associações de aposentados sem envolvimento nas fraudes do INSS

Foto: Moris Musskopf/CMNH

“Em decorrência da constatação de práticas irregulares cometidas por associações falsas e oportunistas, o INSS suspendeu os descontos em folha de todas as entidades, inclusive daquelas que, há décadas, prestam serviços essenciais e transparentes à categoria, como a AtapNH (Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Novo Hamburgo)”, lamentam os autores. “Essas entidades sérias são responsáveis por promover atendimentos na área da saúde, atividades culturais e de convivência, convênios de descontos, orientação jurídica e previdenciária, apoio psicológico e social, entre outros serviços de valor inestimável à vida dos seus associados”, enumeram.

Com a aprovação em turno único, a Moção nº 28/2025 será agora enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ao ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; ao presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior; aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; ao prefeito Gustavo Finck; ao vice-prefeito Gerson Haas; e a associações locais, regionais e nacionais de aposentados.

“A generalização da medida penaliza as instituições que atuam com ética, transparência e compromisso com a causa, colocando-as injustamente no mesmo patamar das organizações fraudulentas. Apelamos aos órgãos competentes para que revejam urgentemente essa decisão, adotando critérios que separem o joio do trigo e restabeleçam os descontos legítimos em favor das entidades que comprovadamente prestam relevantes serviços à população idosa e aposentada deste país”, finaliza o documento.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.