Vereadores aprovam mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

por Jaime Freitas última modificação 23/11/2020 22h37
23/11/2020 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 23, projeto de lei do vereador Enio Brizola (PT) propondo a criação do Dia Municipal dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais. A data escolhida, 19 de maio, acompanha mobilização mundial em torno do tema. Para ampliar o debate e conscientizar a sociedade civil, o texto também estabelece a instituição do Maio Roxo, com atividades informativas ao longo de todo o mês. A matéria deve ser novamente analisada nesta quarta, dia 25.
Vereadores aprovam mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O principal objetivo do Projeto de Lei nº 40/2020 é alertar para os sintomas e compreender o impacto dessas condições crônicas e autoimunes – como doença de Crohn e retocolite ulcerativa – na vida de seus portadores. Para isso, Brizola sugere a promoção de campanhas e palestras educativas, a busca pelo diagnóstico precoce, a consolidação de dados epidemiológicos sobre a população atingida e a divulgação por meio de atividades escolares e da saúde. Estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas no mundo todo sofram desse tipo de patologia.

Saiba mais sobre as doenças inflamatórias intestinais.

 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.