Vereadores aprovam dia de conscientização sobre o descarte de resíduos eletrônicos

por Jaime Freitas última modificação 31/05/2022 00h57
30/05/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 30, em primeira votação, projeto de lei assinado por Darlan Oliveira (PDT) que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre o Descarte de Lixo Eletrônico e Tecnológico. A ideia é realizar ações informativas sobre o recolhimento, transporte e destinação correta de computadores, tablets, celulares e eletrodomésticos. Caso a proposta seja novamente aprovada nesta quarta, 1º, e posteriormente sancionada pela prefeita, a iniciativa será promovida anualmente no dia 14 de outubro. A data coincide com o Dia Internacional do Lixo Eletrônico.
Vereadores aprovam dia de conscientização sobre o descarte de resíduos eletrônicos

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Ele foi criado justamente para auxiliar no entendimento da importância do descarte e reciclagem correta e consciente dos resíduos eletrônicos. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas, o Brasil é o segundo maior produtor de lixo eletrônico das Américas e o quinto no mundo, com 2 milhões de toneladas descartadas ao ano. Porém, apenas 3% deste volume é descartado corretamente, o que prejudica o meio ambiente”, contextualiza Darlan.

O Projeto de Lei nº 15/2022 determina também a elaboração de atividades com alunos das escolas públicas e privadas para disseminar conhecimento sobre a correta destinação dos resíduos. “Campanhas e dias dedicados à conscientização da população são cada vez mais bem-vindos e, com este projeto de lei, pretendemos colocar à disposição do nosso povo um dia dedicado para essas ações”, explica o pedetista. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: