Vereadores acompanham assinatura de termo para ampliação do Hospital Municipal

por Daniele Silva última modificação 29/04/2025 22h19
29/04/2025 – Mais uma etapa da ampliação do Hospital Municipal de Novo Hamburgo foi garantia após assinatura entre a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, e a Prefeitura de termo aditivo para a construção do Anexo III. A estrutura, que atenderá pacientes pediátricos do SUS no município, é uma contrapartida da implementação do curso de Medicina da instituição. No ato, realizado na manhã da última sexta-feira, 25, foi assinado ainda protocolo de intenções para elaboração do projeto arquitetônico básico de um prédio que será destinado à Oncologia. Desde maio de 2022, os pacientes com câncer são atendidos em Taquara.
Vereadores acompanham assinatura de termo para ampliação do Hospital Municipal

Foto: Daniele Souza/CMNH

O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, destacou os benefícios que a nova construção trará para a saúde e a educação do município. “Tenho a convicção de que com o que estamos firmando aqui a universidade terá condições de oferecer uma educação de mais qualidade na área de saúde, o que será bom para todos. O compromisso da universidade é construir uma comunidade melhor, juntos.”

O superintendente executivo da Feevale, Roberto Sarquis Berte, apresentou o projeto arquitetônico do anexo III. Serão cinco andares, totalizando 4,1 mil metros quadrados de área construída. Os três primeiros andares serão destinados à Pediatria, com leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ambulatório, sala de recreação, lactário e sala de espera para as famílias. O quarto andar será disponibilizado para a Secretaria Municipal de Saúde, que vai estruturar uma nova unidade de internação para adultos, com mais 28 leitos. Já o quinto andar será dedicado aos cursos da área da saúde da Instituição. Após a finalização dos projetos elétrico e hidráulico, a obra será licitada. O prazo de entrega é de 24 meses, e o investimento previsto, de cerca de R$ 30 milhões. Após finalização dos projetos hidráulico e elétrico, a obra será licitada.

O presidente da Aspeur, Marcelo Clark Alves, garantiu que a Feevale dará a maior celeridade possível à obra. Ele relatou que o projeto estava parado desde 2021, pois a administração da época não chegou a um consenso sobre quais eram as principais necessidades no novo anexo, que inicialmente teria apenas três andares. “O dia de hoje marca o desfecho de um longo trabalho. Esse convênio vai dar para o município uma qualidade absurda no atendimento das crianças e para a Feevale uma qualidade absurda para nossos alunos que hoje estão em contêineres. Esse aditivo todo mundo ganha”, comemorou. Sabedor das dificuldades do setor público, o gestor explicou que a instituição fará a licitação e pagará a conta, o que dará mais agilidade ao processo.

O prefeito Gustavo Finck ressaltou a expertise da Universidade Feevale para executar a obra do novo prédio e lamentou a demora para a entrega do projeto por conta da burocracia da antiga gestão. “Espero que nos 100 anos da cidade a gente possa estar comemorando a entrega de um prédio que vai atender não só a demanda pediátrica da cidade, mas também a necessidade de novos leitos.” O chefe do executivo anunciou o compromisso firmado com o governo do Estado, que disponibilizará os todos os equipamentos do anexo II, que deverá ser finalizado este ano, e para o quarto andar do anexo III. Finck agradeceu também a dedicação e o empenho da Câmara de Vereadores por atender prontamente as demandas encaminhadas pelo Executivo.

Estiveram presentes, o presidente da Câmara, Cristiano Coller (PP), secretários municipais, funcionários da universidade, representantes da Liga de Combate ao Câncer e os vereadores Daia Hanich (MDB), Eliton Ávila (Podemos), Giovani Caju (PP), Ico Heming (Podemos) e Nor Boeno (MDB).

 

Parceria pela saúde e educação

Os documentos foram assinados pelo presidente da Aspeur, Marcelo Clark Alves; prefeito Gustavo Finck; reitor José Paulo da Rosa; secretária de Saúde de Novo Hamburgo, Betina Espindula; e diretora-presidente da Fundação de Saúde Novo Hamburgo, Vania Horbach.

A medida atende ao disposto no Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), assinado em 2019 pela Aspeur/Feevale e Prefeitura, como contrapartida à implantação do curso de Medicina na Instituição. O objetivo é garantir o acesso do ensino superior aos estabelecimentos de saúde como cenário de prática, contemplando compromissos da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde do município.